- ANÚNCIO -

Situação de desabastecimento de água em Ituiutaba é crítica e deve perdurar pelos próximos dias; economize

Adelino Júnior

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Conforme informou o Pontal em Foco, com base em um comunicado da Superintendência de Água e Esgoto – SAE de Ituiutaba, desde a tarde da última sexta-feira, 2, por volta das 14h, a autarquia enfrenta momento crítico, que persistiu durante o final de semana. O nível do Ribeirão São Lourenço, que abastece a cidade, está muito baixo, com expectativa de que seja necessária utilização de bombas no Rio Tijuco, que aumentará a capacidade de bombeamento de água em até duzentos litros por segundo, um auxílio ao ribeirão, de onde são bombeados até 400 litros por segundo. Nas imagens, disponibilizadas pela SAE e registradas hoje, 5, é possível notar o ponto de captação no Ribeirão São Lourenço bastante seco. 

A SAE disponibilizou informações com a média diária de consumo de água em Ituiutaba em 2015, ano marcado por racionamento de água e a média apresentada em 2020, com dados extraídos dos meses de junho, julho, agosto e setembro. Em 2015, quando o município possuía 103.333 habitantes, conforme o IBGE, e precisou adotar racionamento, a média diária de consumo no período foi de 28.481,266 m³/dia. Já em 2020, com 105.255 habitantes, a média foi de 31.452,066 m³/dia, que representa aumento de 10% em comparação a 2015.

De acordo com a assessoria de comunicação da SAE, o último final de semana teve o registro de grande aumento no consumo de água, com reflexo direto na baixa dos reservatórios, muito em função da onda de calor registrada nos últimos dias, bem como por conta das inúmeras queimadas no perímetro urbanos e nas imediações da cidade, com reflexo direto no cotidiano das pessoas.  

A previsão da SAE é de que, infelizmente, tal situação crítica perdure pelo menos pelas próximas duas semanas por conta de chuvas estarem previstas para os dias 13 e 14 de outubro. Vale ressaltar que, de acordo com a autarquia, não há ou havia, nos últimos dias, manutenções ou circunstâncias que interferissem na capacidade de bombeamento.

Assim, por conta do período de estiagem e do alto consumo registrado a SAE não tem obtido êxito na manutenção de seus reservatórios cheios, mesmo com sistema em operação normal e até acima de sua capacidade em outros períodos do ano. Cabe à população a adoção ao consumo de água de forma consciente, sem desperdícios e abusos, pois tal situação pode ser ainda pior no decorrer dos próximos dias.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile