A temperatura chegou a 41.7° em Ituiutaba, no Pontal do Triângulo Mineiro, na tarde da última quarta-feira (7). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) essa foi a temperatura mais alta registrada no estado ontem.
O alívio só deve chegar no final de semana, quando há previsão de grande nebulosidade e pancadas de chuva isoladas entre sábado (10) e domingo (11).
A cidade tijucana é uma das 34 do Triângulo que vivem situação de “grande perigo” em virtude das elevadas temperaturas, conforme alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os riscos para a saúde podem ser vários, desde desidratação até uma hipertermia – o que pode representar risco de morte.
De acordo com o Inmet, o alerta foi emitido pelo fato de a região estar registrando temperaturas 5°C acima da média histórica por um período de mais de cinco dias. Os índices de umidade relativa do ar em municípios do Triângulo chegaram aos 7% em alguns desses dias.
A massa de ar quente atua em Minas Gerais desde o dia 23 de agosto. Ela ganhou maior intensidade em setembro e as altas temperaturas continuam em outubro.