Aprimorar técnicas para colher bons frutos. Seguindo nesta linha a Fundação de Excelência Rural de Uberlândia (Ferub) trabalha desde dezembro do último ano com a fruticultura. A técnica de agricultura visa produzir economicamente e racionalmente frutos em geral, utilizando ainda o trabalho para pesquisa, doação de mudas e disseminação dos resultados.
Atualmente seis espécies frutíferas são trabalhadas no local, sendo a uva, a manga, o figo, o abacate, a acerola e a goiaba. Todas elas se desenvolvendo com a ajuda da irrigação por gotejamento, formato mais econômico de irrigação. No caso das uvas também foi criado uma estufa, uma vez que o fruto pode ter dificuldades de desenvolvimento em caso de muitas chuvas.
O projeto tem como objetivo a pesquisa e aprimoramento das maneiras de cultivo, além da produção de fato para doação de mudas a pequenos produtores rurais e dos frutos para entidades cadastradas no município. “Começamos em dezembro e a primeira intenção era estender esse projeto para os pequenos produtores do município, promovendo cursos. Porém, com a pandemia, não foi possível, mas mantivemos o cultivo e futuramente ofertaremos essa experiência para os interessados”, disse o diretor da Ferub, Carlos Nazareno.