- ANÚNCIO -

Hemominas registra queda no número de doações em Ituiutaba; coleta nesta terça (13) será das 16h às 20h

Adelino Júnior

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A Fundação Hemominas em Ituiutaba informou sobre o registro de queda no número de doações na última semana, com resultado em níveis críticos no estoques disponíveis. A direção da instituição no município ressaltou o rigor das medidas adotadas por conta da Pandemia da Covid-19, que torna seguro o importante ato que salva vidas.

Os interessados em colaborar podem comparecer no local para doação com possibilidade de salvar até quatro vidas com um simples e importante gesto. Nesta terça-feira, 13, a doação ocorrerá das 16h às 20h.

Horários doação de sangue e cadastro de medula:

Segunda e sexta-feira: das 7h às 11h.

Terça, quarta e quinta-feira: das 16h às 20h.

Horários do Serviço de Atendimento Médico ao Doador: 

Segunda e sexta-feira: das 7h às 11h.

Horário do atendimento ambulatorial:

Segunda e sexta-feira: das 7h às 11h (atendimento transfusional).

Terça-feira: das 16h às 20h (realização de sangrias).

Confira abaixo os canais para agendamento da doação de sangue!

Importância da Transfusão de sangue

O sangue é um “remédio” diferente dos outros: não se fabrica em laboratórios, não se compra em farmácia – somente pode ser obtido por meio de doação de um ser humano a outro. E para ter sangue em estoque é preciso tocar a sensibilidade e a solidariedade humanas. A todo instante, pessoas sofrem acidentes, necessitam de cirurgias de urgência, de transplantes etc.

Por que existem tantos critérios para doar sangue?

A Fundação Hemominas tem o dever de trabalhar para preservar a saúde dos candidatos à doação e também a dos pacientes que irão receber a transfusão. Os doadores são selecionados de acordo com as leis vigentes recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Para doar sangue, o candidato à doação será submetido à uma avaliação detalhada sobre o passado de doenças, sinais e sintomas atuais, e comportamento sexual e social, e só poderá doar sangue se estiver em boas condições de saúde.

Quem pode doar?

Para doar sangue é necessário:

  • Apresentar documento de Identidade oficial com foto e dentro do prazo de
  • O candidato deve ter entre 16 e 69 anos de

Serão aceitos para doação os candidatos de 16 e 17 anos munidos de documento de identidade original e oficial com foto, que atenderem a uma das seguintes situações:

Serão aceitos para doação os candidatos de 16 e 17 anos munidos de documento de identidade original e oficial com foto, que atenderem a uma das seguintes situações:

  • Acompanhado pelo responsável legal (pai/mãe/guardião/tutor) munido de documento de identidade original e oficial com foto – e fotocópia do documento de identificação – que preencherá e assinará a Autorização no local de doação. No caso de guardião ou tutor, apresentar fotocópia autenticada do Termo de Guarda ou de Tutela e fotocópia do documento de identificação;
  • Desacompanhado, portando autorização preenchida e assinada pelo responsável legal (pai/mãe/guardião/tutor), portando fotocópia do documento desse, constante da Autorização. No caso de guardião ou tutor, apresentar fotocópia autenticada do termo de Guarda ou de Tutela;
  • Desacompanhado, se emancipado, portando fotocópia autenticada do documento que comprova a emancipação. A certidão de casamento do menor é comprovação da emancipação.

É imprescindível o preenchimento de todo o formulário de autorização, inclusive telefones de contato do responsável, para o caso de intercorrências com o doador.

A idade máxima para a primeira doação de sangue é 60 anos. Os candidatos, que já tiverem doado pelo menos uma vez antes dos 60 anos, poderão doar até a idade de 69 anos.

  • Pesar acima de 50
  • Ter e estar com boa saúde.
  • Ter dormido bem na noite anterior à doação.
  • Não ter tido hepatite após os 11 anos de
  • Não ter tido sintomas de gripe, resfriado, febre ou diarreia nos últimos 07
  • Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12
  • Não ser usuário de
  • Não apresentar ferimento ainda não
  • Não estar grávida ou em período de amamentação (é necessário aguardar 03 meses após parto normal e 06 meses após cesárea).
  • Não ter sido submetido a exame de endoscopia ou broncoscopia, nos últimos 06 meses.
  • Não ter feito tatuagem, não ter sido exposto a situações de risco para aquisição de doenças sexualmente transmissíveis nos últimos 12 meses.
  • Quem fez ou faz tratamento dentário ou recebeu alguma vacina (a pessoa pode ser impedida de doar por um período de 1 a 30 dias, conforme o caso).
  • Que fez cirurgia pode ser impedido de doar por um período de 03 a 12 meses, conforme o
  • Não se deve doar sangue em jejum. Pela manhã, alimentar-se antes; à tarde, dar um intervalo de três (3) horas após o almoço.

Doar sangue faz mal à saúde?

A doação não traz nenhum prejuízo ou risco para quem a realiza. A triagem clínica é rigorosa e o candidato só doa sangue se estiver em boas condições de saúde. As informações prestadas são mantidas em rigoroso sigilo e são de fundamental importância para a boa qualidade do sangue que será transfundido nos pacientes. O material utilizado é descartável e não há risco de contrair doenças durante o procedimento. A cada doação há uma nova avaliação clínica e o sangue é submetido a rigorosos testes laboratoriais. Os equipamentos são de última geração, os profissionais recebem treinamentos constantes.

Doar sangue não dói… a picada da agulha incomoda só um pouquinho. São tirados cerca de 450 ml de sangue, procedimento que demora poucos minutos. O volume colhido não faz falta ao doador e o organismo se encarrega, rapidamente, de sua reposição. Também não é verdade que a doação aumenta o volume sanguíneo, engrossa ou afina o sangue, que a pessoa engorda ou emagrece, ou que quem doa uma vez tem que doar sempre. São mitos que afastam as pessoas de realizar uma doação de sangue. O que faz mal é não doar!

Intervalos entre as doações

HOMENS: prazo mínimo entre uma doação de sangue total e outra é de 60 dias

MULHERES: prazo mínimo entre uma doação de sangue total e outra é de 90 dias

ACIMA DE 60 ANOS: Para doadores com idade acima de 60 anos, o intervalo é de 06 meses.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile