Mensagem sobre fraude em pesquisa eleitoral feita por instituto em Ituiutaba é falsa

Está circulando em grupos de redes sociais desde a última terça-feira, 20, uma mensagem falsa sobre uma possível fraude apontada pela justiça com relação a uma pesquisa eleitoral feita pelo Instituto Veritá em Ituiutaba, que apontou a intenção de voto dos tijucanos para escolha do próximo (a) prefeito (a). A Fake News consistiu em uma troca de dispositivos, a parte de decisão de uma sentença, colocando uma condenação sobre divulgação de resultado de enquete, sem registro, feita em um grupo na rede social Facebook como se fosse relacionada à pesquisa divulgada nas últimas semanas.

O Pontal em Foco apurou que de fato ocorreu uma ação de impugnação a pesquisa feita pelo instituto de divulgada pela TV Band e por diversos outros meios de comunicação. Contudo, o juiz eleitoral que analisou o caso não identificou irregularidades na realização e divulgação da pesquisa, com resultado no julgamento improcedente do pedido. Sobre a mensagem falsa em questão, a informação é de que o Ministério Público de Minas Gerais – MPMG recebeu denúncia e diligenciará para identificar e punir possíveis responsáveis.

Na publicação falsa, o criador do conteúdo utilizou uma imagem que mostra o resultado da pesquisa registrada, junta do dispositivo de uma sentença que em nada se relaciona com ela, com os dizeres: “TSE confirma a fraude na pesquisa feita em Ituiutaba pelo Instituto Veritá e obriga a retirada de circulação da mesma”, que não é verdade. (Confira sentença na íntegra baixo)

A pesquisa feita pelo instituto foi divulgada na noite do dia 7 de outubro, sendo que foram ouvidas 502 pessoas, entre os dias 28 de setembro e 2 de outubro. Naquele momento o resultado obtido foi: Gabriela Ceschim (PTB) 27,1%; Juninho da JR (Republicanos) 23,9%; Cristina Garvil (Patriota) 14,7%; Leandra Guedes (Avante) 5,8%; Tenente Marco Antônio (PSL) 4% e Luiz Manoel (PROS) 1,6%. Além disso, não souberam ou não responderam 11% e branco ou nulos eram 12%. Já para votos válidos Gabriela Ceschim 35,1%; Juninho da JR 31%; Cristina Garvil 19,1%; Leandra Guedes 7,5%; Tenente Marco Antônio 5,2% e Luiz Manoel 2,1%. A margem de erro foi de 4,4% para mais ou para menos.  

Esse é mais um Autenticando, quadro do Pontal em Foco que identifica e busca informações para elucidar conteúdos falsos disseminados nas redes sociais e que, lamentavelmente, têm se tornado comuns, sendo, unicamente, causadores de desinformação.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile