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Concessionária completa 9 meses de operação nas BR-364 e BR-365

Adelino Júnior

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O ano de 2020 marcou o início de uma nova realidade para quem trafega pela BR-364/365, em Goiás e Minas Gerais. Desde 20 de janeiro, quando assumiu a administração de 437 quilômetros da rodovia, que interliga Jataí-GO a Uberlândia-MG, a Ecovias do Cerrado trabalha diariamente para garantir as melhores condições de trafegabilidade e segurança ao usuário. Como resultado, quem viaja pela via pode contar com um malha viária 100% recuperada e serviços de socorro médico, mecânico e monitoramento de pista disponíveis 24 horas.

Nestes 9 meses, além das frentes de obras viárias e apoio ao motorista, a concessionária também tem atuado em ações de manutenção e limpeza, com serviços de roçagem, capina, reparos em estruturas como pontes e viadutos, melhorias de sinalização e outros.

Para execução dos trabalhos, mais de 1.200 empregos já foram gerados nas nove cidades ao longo do trecho.

SEGURANÇA VIÁRIA

Garantir uma boa condição para segurança e fluidez do tráfego é prioridade para uma concessão de rodovia. Por isso, de janeiro a outubro, a Ecovias do Cerrado já aplicou mais de 130 mil toneladas de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) nas frentes de recuperação asfáltica da BR-364/365.

Ainda com foco na segurança de tráfego, a sinalização horizontal (faixas) foi totalmente revitalizada e mais de 6 mil placas (sinalização vertical) foram instaladas ao longo dos 437 quilômetros de concessão.

A fim de delimitar a área de domínio e conter a invasão de animais na pista, também foram implementados 50 mil metros de cercas.

DRENAGEM

O mês de outubro marca o início do período chuvoso, e de olho na chegada desta época, a concessionária executou diversos trabalhos de limpeza e manutenção dos dispositivos de drenagem.

Nesses 9 primeiros meses, foram limpos e recuperados mais de 3 mil elementos de drenagem ao longo da rodovia, incluindo meios-fios, sarjetas, bueiros e descidas d’águas para garantir o melhor escoamento da chuva.

LIMPEZA CONSTANTE

Para dar boas condições de trafegabilidade ao motorista, é muito importante manter a boa visibilidade da pista. É por isso que, diariamente, são executadas limpezas e capinas em toda a área de vegetação da faixa de domínio e do canteiro central do trecho.

SERVIÇO 24H

Uma das principais novidades da BR-364/365 nestes primeiros noves meses de concessão foi a inauguração, no dia 1º de setembro, do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), que oferece, durante 24h, auxílio para quem viaja na via, em emergências médicas ou mecânicas.

Os atendimentos são disponibilizados por 189 profissionais com ajuda de uma frota com 9 ambulâncias, 3 guinchos leves, 3 guinchos pesados, 2 caminhões-pipas e 2 caminhões-boiadeiros. A fim de garantir melhor controle do tráfego, equipes da concessionária também fazem o monitoramento do fluxo por meio de 5 viaturas de inspeção e pelas câmeras de videomonitoramento do Centro de Controle de Operações (CCO).

Mais de 8 mil pessoas receberam atendimentos da concessionária nos últimos dois meses durante a viagem pela rodovia. A maior parte (5,3 mil) foi para auxílios em ocorrências mecânicas de pequena complexidade, como recarga de bateria e troca de pneus, seguidos por 984 remoções leves e 514 remoções pesadas.

Já os profissionais de socorro médico realizaram 347 atendimentos pré-hospitalares, como socorro a vítimas de acidente ou motoristas que apresentaram mal-estar.

MAIS NOVIDADES EM BREVE

Uma das mais esperadas obras ao longo da BR-365 foi iniciada, em julho, pela Ecovias do Cerrado. O Trevo de Xapetuba, no entroncamento com a BR-452, entre os municípios de Monte Alegre de Minas e Uberlândia, está caminhando para a sua 3ª fase de construção, que consiste na instalação de novas vigas e implementação da laje. No local, a concessionária já finalizou a retirada de antigas estruturas e a duplicação da pista.

A expectativa é que toda a obra seja concluída e liberada para o tráfego em meados de janeiro do próximo ano.

INVESTIMENTOS

 

De acordo com os estudos realizados, estão previstos investimentos de R$ 2,06 bilhões e custos operacionais estimados de R$ 2,51 bilhões (conservação, operação e monitoramento), o que totaliza R$ 4,57 bilhões a serem aplicados no sistema viário ao longo dos 30 anos de concessão.

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