Recentemente, na cidade de Ituiutaba o 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais – CBMMG atendeu duas ocorrências envolvendo incêndio veicular. A corporação orienta a sociedade quanto aos procedimentos para a extinção de princípio de incêndio em veículos. As principais causas de um incêndio veicular são na parte elétrica ou alimentação de combustível no motor.
Ao perceber fumaça saindo do veículo, o condutor deve primeiramente parar o carro em um local seguro, desligar o veículo e acionar o freio de estacionamento. Pegar o extintor de incêndio que normalmente encontra-se embaixo do banco do motorista (caso o veículo possua extintor), e caminhar para a frente do veículo. Atentar para a cor da fumaça: se clara, pode ser falta de água no radiador ou problema na bomba d’água, não havendo fogo. Se a fumaça for escura, possivelmente se trata de um incêndio.
Deve-se imediatamente ligar 193 e acionar o Corpo de Bombeiros. Após solicitar o apoio dos bombeiros, inicia-se o procedimento de extinção de princípio de incêndio. Abrir o capô do carro apenas alguns centímetros (fresta), o suficiente para aplicar um jato de extintor por toda a extensão da área do motor, tomando conta do ambiente e eliminando os gases combustíveis.
Após esse jato inicial, o capô deve ser aberto lentamente, visualizando o foco de incêndio, fazendo a aplicação direta na base do fogo. O capô não deve ser aberto completamente e rapidamente, pois assim irá abastecer o incêndio com oxigênio, podendo causar uma explosão. Finalizada as chamas no veículo, deve desconectar os cabos da bateria do veículo para evitar reignição.
O Corpo de Bombeiros lembra à população que a prevenção é a melhor ação, e que o incêndio veicular pode ser prevenindo mantendo a manutenção do veículo em dia.