Incentivar o esporte nas comunidades rurais de Olhos d’Água e Tenda do Moreno é uma das iniciativas para melhorar a qualidade de vida dos moradores do entorno da obra do Sistema Capim Branco. A ação, coordenada pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), integra o projeto social “Água Vida” e doou 30 bolas de futebol de campo e quatro pares de redes.
Outras ações ainda integram o projeto social, como os cursos de formação e doação de biodigestores aos produtores rurais. “Tudo o que está sendo realizado no ‘Água Vida’ foi detectado numa pesquisa que realizamos no entorno do Sistema Capim Branco”, afirmou Geraldo Silva, diretor técnico do Dmae.
Olhos D’Água e Tenda do Moreno
Neste último fim de semana, foram entregues os kits nas duas comunidades. Em Olhos d’Água, o presidente do conselho comunitário, Itamar da Silva, disse que a doação vai ao encontro das ações locais de inserção social pelo esporte. Os campeonatos realizados na área de lazer da comunidade contam com participantes de diversos bairros de Uberlândia, como o Morumbi, Dom Almir, Joana D’arc, São Jorge, entre outros.
“Esta ação é muito importante, uma vez que contribui com a convivência solidária, a formação do caráter e o respeito ao próximo por meio do futebol”, disse.
O vigilante Flávio Oliveira, que participa dos jogos na comunidade como árbitro aos fins de semana, elogiou a iniciativa. “O material é de qualidade. Vai trazer conforto aos participantes e será mais um atrativo para as atividades esportivas aqui em Olhos d’Água.”
De acordo com o presidente da Associação de Moradores de Tenda do Moreno, Diógenes Pereira da Silva, o material vai dar um apoio sistemático à comunidade. “Os moradores vão poder utilizar esse material novo e de qualidade durante os jogos e campeonatos”, afirmou.