O primeiro Ecoponto de materiais recicláveis de Ituiutaba foi inaugurado nesta segunda-feira (7) no Calçadão da Avenida 15 com a Rua 22. O projeto permite organizar o descarte de papel, vidro, plástico, alumínio e óleo de cozinha, além de educar os empresários e dar visibilidade às boas práticas relacionadas à reciclagem.
O local foi escolhido como pioneiro para receber o Ecoponto, por se tratar de um espaço que já recebe cotidianamente um grande volume de resíduos que, por falta de orientação, o descarte se dá de maneira incorreta. Misturados aos rejeitos, os recicláveis são encaminhados ao aterro sanitário gerando altas despesas para o município.
“Esse projeto vem para otimizar, organizar e fazer uma melhor gestão dos resíduos gerados pela população do centro”, afirmou Anderson Melo, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Ituiutaba (CDL).
Conforme Flávia Garvil, representante do Sindicomércio, o projeto deve impactar não só na mudança de comportamento da população e do comércio do centro da cidade, mas também nos bairros. “As pessoas que serão impactadas com esse projeto aqui no centro, também deverão levar essa conscientização para suas casas”, destacou.
Nas primeiras semanas, equipe de monitores voluntários e representantes da Associação Comercial e Industrial de Ituiutaba (ACII), da CDL e do Sindicomércio visitarão os estabelecimentos comerciais do centro da cidade a fim de orientar o uso do Ecoponto Calçadão. Cartazes e panfletos também auxiliarão a população local sobre a nova forma de descartar os resíduos.
“O Ecoponto é um projeto inovador que já existe em cidades que estão de olho no futuro e que são referência em sustentabilidade. E em Ituiutaba é mais um passo rumo ao lixo zero municipal”, afirma a vereadora eleita e representante da Plataforma Ituiutaba Lixo Zero (Pilz), Alice Drummond, uma das idealizadoras do projeto.
O Ecoponto Calçadão é uma iniciativa da Pilz e da Luz Verde e contou com a parceria da ACII, CDL, Sindicomércio e Secretaria Municipal de Planejamento para a sua implementação. O projeto também foi apoiado por Wiliam Oliveira, eco-designer responsável pela construção, curso de Gestão Ambiental da UEMG), ART B Arquitetura, Viveiro Drummond e Clic Cine Foto.
A inauguração contou com a presença de gerentes de alguns comércios locais acompanhados pela diretoria e representantes da Pilz, o presidente da CDL Anderson Melo, e Flávia Garvil, representante do Sindicomércio Ituiutaba.