A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Uberlândia lançou uma campanha com dicas para o consumidor se proteger caso necessite sair às compras presenciais neste período natalino. Uso de máscara, intensificação da higiene, distanciamento e menor tempo possível nos estabelecimentos são algumas recomendações.
“Precisamos lembrar que este ano as compras precisam ser diferentes devido ao coronavírus. Então, os consumidores podem seguir nossas orientações de biossegurança, como uso da máscara e álcool em gel, evitar aglomeração, e sair de casa sabendo onde ir e o que comprar. Que todos respeitem para que não haja propagação do vírus para quem precise ir ao comércio e também ao mercado”, destacou o superintendente do Procon, Egmar Ferraz.
Fiscalização intensificada
A exemplo do que ocorreu na semana da Black Friday, o órgão intensificará a fiscalização durante os dias 23 e 24 de dezembro. Na Operação Natal, os servidores vão às ruas como forma de prevenir à prática de preços abusivos na data natalina, bem como a formação de aglomerações. Nos últimos dias, diversos estabelecimentos comerciais já foram visitados pelos fiscais do órgão em todas as regiões da cidade.
Em caso de dúvidas, o consumidor pode entrar em contato com o Procon pelo telefone 3291-1600 ou 151. Para registrar reclamação, é preciso agendar horário por telefone, e-mail (procon@uberlandia.mg.gov.br) ou na ferramenta “Fale com o Procon”. Denúncias também podem ser feitas pelo Zap da Prefeitura, no (34) 9 9774-0616. A sede do órgão fica na avenida Benjamin Magalhães, nº 3, no bairro Tibery, atrás do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). A Superintendência funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Confira dez dicas do Procon aos consumidores:
1- Lembre-se sempre de usar máscara ao sair de casa;
2- Vá decidido sobre o que comprar, ficando o menor tempo possível na loja;
3- Respeite as diretrizes de biossegurança de cada local;
4- Reforce a higienização das mãos antes, durante e depois das compras;
5- Mantenha o distanciamento mínimo em relação a outras pessoas;
6- Opte por horários ou locais com menor movimento;
7- Verifique as condições do estabelecimento antes de entrar. Em caso de irregularidades, acione o Procon;
8- Evite tocar em superfícies de forma desnecessária;
9- Higienize ou descarte as embalagens em ambiente externo após as compras;
10 – Priorize formas de pagamento sem contato ou troca de cédulas.