- ANÚNCIO -

Ações de prevenção ao período chuvoso são debatidas em nova reunião online do PEP, em Uberlândia

Adelino Júnior

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Para promover e debater novas formas de atuação junto à Defesa Civil durante o período chuvoso, o prefeito Odelmo Leão participou, na tarde desta terça-feira (29), de mais uma reunião da Comissão do Plano de Emergência Pluviométrica (PEP). O encontro virtual serviu para apresentar algumas ações que serão tomadas pelo município por meio das secretarias e autarquias, além de contar com a participação dos órgãos se segurança e outras entidades.

“Uberlândia foi atingida por fortes precipitações neste fim de ano e esse encontro é necessário para que nos preparemos para estes dias que restam em 2020 e também para atuarmos de forma mais efetiva em 2021. Já ordenei o início de algumas ações para o próximo ano, como o processo de limpeza de galerias em regiões mais afetadas pela chuva, limpezas de represas, instalação de processos de contenção dessas águas e também a recuperação dos nossos córregos. São trabalhos que serão desenvolvidos para trazer mais segurança à nossa população em períodos de chuva”, disse o prefeito.

            Durante o encontro, realizado de forma virtual, foi apresentado ainda o projeto de uma cartilha que será desenvolvida em conjunto pela Prefeitura de Uberlândia, Defesa Civil e órgãos de segurança. O material que será disponibilizada à população de forma impressa e no Portal da Prefeitura contará com diversas informações de segurança. Nela, estarão contatos telefônicos, locais de risco em períodos de chuva, endereços de abrigos, formas de atuação dos órgãos, entre outros detalhes.

PEP

No Plano Emergencial estão registrados os pontos de risco em Uberlândia com definições de desvios de trânsito e os procedimentos que devem ser adotados durante as fases preventiva (verde), preparativa (amarela), resposta/socorro (vermelha) e recuperativa (branca).

As fases são determinadas de acordo com a previsão do tempo e alertas emitidos pelo Laboratório de Climatologia e Recursos Hídricos da UFU. A intenção é prever a ocorrência e o volume da chuva e acionar de imediato os órgãos de enfrentamento.

Cuidados

A Defesa Civil orienta a população a tomar alguns cuidados em dias de chuva para evitar transtornos. Os motoristas devem evitar trafegar pelas regiões mais baixas da cidade, principalmente nas avenidas Rondon Pacheco e Minervina Cândida de Oliveira. Em dias nublados, não é indicado deixar os veículos estacionados próximos a árvores, principalmente as mais antigas. Evitar ficar próximo a redes elétricas quando houver tempestades com raios e trovões também é outra dica da Defesa Civil.

Em caso de perigo chame:

Defesa Civil: 199
Corpo de Bombeiros: 193
Polícia Militar: 190
Clique e confira os cuidados a serem tomados no período chuvoso, bem como os pontos a serem evitados em caso de alagamento

Compõe a Comissão do Plano de Emergência Pluviométrica
– Secretarias Municipais
– Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – Compdec
– Departamento Municipal de Água e Esgoto – Dmae
– Fundação Uberlandense de Turismo Esporte e Lazer – Futel
– Associação Comercial e Industrial de Uberlândia – Aciub
– Câmara de Diligentes Lojistas – CDL
– 36º Batalhão de Infantaria Motorizado – 36º BIMtz
– Polícia Rodoviária Federal – PRF
– 2º Comando Operacional de Bombeiro Militar – COB
– 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais
– Centro de Operações de Bombeiros – COBOM
– Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – Dnit
– Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais – DER/MG
– Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig
– Algar Telecom
– 9ª Região da Polícia Militar – 9ª RPM
– 2ª Companhia de Radiopatrulhamento Aéreo – CORPAER
– Universidade Federal de Uberlândia
– Conselho de Entidades Comunitárias – CEC
– Grupo Triângulo Minas (Clube de rádio) – GTMG
– Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – Infraero
– Rede Integrada de Emergência – Rinem
– Eco-050

- ANÚNCIO -

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile