Morreu na madrugada desta segunda-feira, 11, por volta das 4h30, em Uberlândia, Eurípedes Simões França, de 77 anos, mais conhecido como Baduy, grande figura da música sertaneja em nível nacional. O artista nasceu no dia 23 de outubro de 1943, em Itumbiara, Goiás.
O goiano, com raízes no Triângulo Mineiro, iniciou sua carreira musical bastante jovem, quando formou a dupla Seresteiro & Baduy, posteriormente, passou a cantar com Nicanor, irmão dos cantores Silveira & Silveirinha. Em sua trajetória, o artista teve diversas passagens por Ituiutaba, quando também cantou ao lado de seu primo, Germaní, em várias apresentações na Rádio Platina AM.
Posteriormente, foi formada a dupla Carlito & Baduy, que logo também passou a contar com a participação de Voninho, além de outras formações com Elias Filho, Nhozinho, Wilsinho e Taquinho.
A dupla com Carlito fez grande sucesso em todo o país, conquistou disco de ouro com a música Mulher Sempre Mulher, considerada o maior sucesso de autoria de Badui. Conforme Wilsinho do Acordeon, um de seus amigos, Eurípedes era uma pessoa amiga de todos, que morou por muito tempo na região de Ituiutaba, trabalhou por anos como tratorista na zona rural, posteriormente, residiu em Goiânia, onde conheceu sua esposa Libertina.
Carlito & Baduy possuíam contrato com a Gravadora Chantecler e foram uma das duplas com maior venda de discos do Brasil, ao lado de nomes como Tião Carreiro & Pardinho e Milionário & José Rico.
Baduy estava hospitalizado em uma Unidade de Atendimento Integrado – UAI, no Bairro Tibery, em Uberlândia. Confira alguns sucesso de composição de Badui abaixo!