Prefeitura de Ituiutaba participa de reunião com Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais para discutir medidas de combate ao avanço do coronavírus

Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Unidades Regionais de Saúde de Ituiutaba e 28 prefeituras participaram da videoconferência.

Na tarde desta segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021, a equipe da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) se reuniu com os prefeitos da macrorregião Triângulo Norte para discutir medidas para aumentar o distanciamento social, mitigar o aumento do número de casos de covid-19 e estratégias assistenciais. 

A coordenadora da Sala de Situação da SES-MG, Eva Lídia Medeiros, apresentou os dados epidemiológicos e assistenciais da região do Triângulo Norte. Segundo o secretário de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, o governo estadual está acompanhando e dando todo apoio necessário aos municípios da região.

Ele citou as transferências de pacientes feitas para outras regiões e reforçou a importância de estratégias integradas neste cenário: “Não adiantam ações isoladas e somente o Estado adotar uma medida restritiva e os municípios não”. Uma das primeiras iniciativas adotadas pela SES é a implantação de um plano de evacuação de pacientes que podem ter o quadro agravado. Já estamos com essa estruturação, será quase transporte diário, enquanto não baixar o número de casos”, afirma o secretário. 

Ainda segundo Carlos Eduardo Amaral, o aumento de casos de covid-19 é mais um fenômeno social do que sanitário. Dessa forma, tanto o Governo de Minas, quanto a SES-MG e as prefeituras precisam adotar uma conduta única. O prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, salientou que há quase 14 dias tem adotado medidas restritivas, e também reforçou a importância do apoio da população. “O povo decretou o fim da covid-19, mas a covid-19 não decretou o seu fim”, diz. 

Em uma ação integrada com a SES-MG, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), nesta terça-feira (16/2), irá enviar à cidade de Coromandel uma equipe de Saúde com médico intensivista, médico infectologista, enfermeiro, fisioterapeuta e técnico de Enfermagem.

Foto: Reprodução/Folha Uberaba

Fonte: Agência Minas

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile