- ANÚNCIO -

Número de casos ativos da Covid-19 em Ituiutaba volta a subir

Adelino Júnior

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Os números dos boletins epidemiológicos divulgados todos os dias pelas prefeituras das cidades apresentam intensa variação de acordo com cada cenário alterado, principalmente, pelas medidas de enfrentamentos adotadas pelos governantes e colocadas em prática pela população.

Em Ituiutaba, no Pontal Mineiro, não é diferente. O mês de abril começou com grande número de casos ativos (717) e, felizmente, o número apresentou tendência de queda, quando chegou a 481 na última terça-feira, 27, índice mais baixo no mês.

Contudo, em apenas dois dias, o número de casos ativos voltou a subir e chegou a 512 nesta quinta-feira, 29, quando 59 novos casos da doença foram incluídos nos registros nas últimas 24 horas.

São considerados casos ativos todos aqueles confirmados que não evoluíram a óbito e não se enquadram nos critérios de recuperados. Na prática, são pacientes que são orientados a manter o isolamento domiciliar durante o período em que pode haver a transmissão do vírus, exceto no caso de hospitalizados, quando o isolamento é feito por alas, nas próprias unidades hospitalares.

Óbitos

Abril, lamentavelmente, também registra grande número de óbitos por conta da Covid-19, conforme os dados dos boletins divulgados pela Prefeitura de Ituiutaba, o mês começou com 216 mortes até o dia 1° desse mês em todo o período de Pandemia, já nesta quinta-feira, 29, o número subiu para 263, com mais 47 pacientes que perderam a vista por conta do Coronavírus.

Medidas

Até o momento, Ituiutaba segue com regras da onda vermelha do Minas Consciente, também com a liberação para realização de eventos em salões, com regras, e para venda de bebidas alcoólicas. Hoje, 29, o Governo de Minas divulgou orientação através do Comitê Externo de Enfrentamento para que a macrorregião Triângulo do Norte e outras três avancem para a onda amarela, menos restritiva, por conta dos bons indicadores apresentados nos cenários regionais.

A flexibilização nas regras exige que as pessoas adotem ainda mais cuidados para evitar a contaminação e, consequentemente, contribuir para que o cenário epidemiológico seja cada vez mais favorável. A Campanha de Vacinação contra a Covid-19 é uma realidade em todo o país, mas avança devagar, com interrupções, e até que toda a população ou sua maioria esteja imunizada, os cuidados precisarão ser redobrados.

Vale ressaltar a necessidade de que seja mantido o distanciamento social, a constante higienização das mãos com água e sabão ou com álcool 70% e, principalmente, que se evite a aglomeração de pessoas.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile