Covid-19: Prefeitura de Capinópolis confirma presença da “variante de Manaus” na cidade

Através das redes sociais, a Prefeitura de Capinópolis informou ter sido diagnosticada a presença da “variante de Manaus”, a P1, em um paciente do município. O Poder Executivo alertou que a população tome ainda mais cuidados relacionados à prevenção que afastem a possibilidade de contágio.
 
A notícia acende mais um alerta em toda a região, já sendo prevista a circulações de novas cepas do vírus por  conta das alterações das características dos cenários epidemiológicos durante a Pandemia. Leia abaixo na íntegra!
 
“Notícia urgente: população de Capinópolis, a variante P1 da Covid-19, conhecida por “variante de Manaus”, foi detectada numa pessoa da cidade.
 
Reforcem os cuidados de higienização das mãos com água e sabão, álcool em gel e jamais permaneça em aglomerações; só saia de casa por extrema necessidade.
 
Não dê brecha, a “variante de Manaus” do coronavírus tem enorme poder de transmissão e quadros de sintomas mais severos.
 
Todos devem ter consciência do momento, que exige maior cuidado em razão da gravidade da variante P1 identificada em Capinópolis. Secretaria de saúde. Município de Capinópolis.”
 
A variante de Manaus (P.1) do coronavírus é de 1,7 a 2,4 vezes mais transmissível do que as outras linhagens do vírus, diz estudo publicado na revista Science na 4ª feira (14.abr.2021). Entre as 17 mutações identificadas pelos pesquisadores, 3 estão relacionadas com a maior capacidade do vírus de contaminar células humanas.

Os pesquisadores também calcularam a chance de uma pessoa que teve covid-19 estar protegida contra a variante de Manaus. A proteção varia de 54% a 79% quando comparada à defesa que a infecção que outras cepas fornece.

 

 

Uma das principais características desta cepa é que as suas mutações estão localizadas em uma parte do vírus que o ajuda a escapar dos anticorpos. Sem a proteção natural do corpo, adquirida por infecções anteriores, o coronavírus consegue infectar com mais facilidade o ser humano.

 
Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile