O Teatro Municipal se prepara para voltar a receber e oferecer espetáculos artísticos culturais. Abrem na próxima segunda-feira (22) as inscrições para o edital de seleção de propostas de espetáculos para ocupação do Teatro Municipal de Uberlândia entre fevereiro a abril de 2022.
O material de referência consta no Diário Oficial do Município publicado no fim do mês passado. Os interessados podem se inscrever entre 22 e 28 de novembro, por meio do preenchimento de formulário e inserção de documentação exigida.
Podem participar pessoas com mais de 18 anos com a proposta de projetos de teatro, dança, música, audiovisual e eventos culturais. Os interessados devem anexar Declaração de Direitos Autorais, certidão negativa de débitos municipais, projeto detalhado de utilização do espaço e comprovante de domicílio dos últimos 90 dias. Os anexos e especificações estão disponíveis no edital.
A utilização das instalações do Teatro Municipal de Uberlândia está sujeita ao pagamento de preço público pelo uso diário, sendo estabelecidas modalidades relativas às áreas interna e externa, com valores fixos e percentuais sobre a arrecadação da bilheteria. O valor deverá ser pago mediante guia de arrecadação municipal, emitida pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo após a realização do espetáculo.
SELEÇÃO
A comissão de seleção é composta por cinco integrantes, sendo três representantes da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e dois do Conselho Municipal de Política Cultural. Serão analisados: adequação do uso às finalidades estabelecidas no Regulamento do Teatro; disponibilidade de data na agenda de eventos do Teatro (concorrendo entre si as propostas que solicitarem datas em comum); coerência com o espaço físico; expectativa de público; histórico do espetáculo; currículo do grupo; e relevância cultural.
TEATRO MUNICIPAL
Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer em 1989, o Teatro Municipal de Uberlândia foi inaugurado em 2012. A área cênica compreende um auditório, com cadeiras numeradas e com capacidade para 750 lugares, e área externa, com capacidade para até 20 mil pessoas.
A iluminação e sonorização modernas são atrativos à parte. Nos últimos meses, com o fechamento devido à pandemia, algumas melhorias foram realizadas na estrutura, incluindo: ar condicionado, gerador de energia, poltronas da plateia, pintura, jardinagem e implantação de melhorias no sistema de pânico e incêndio, seguindo todas exigências dos Bombeiros. Também foram feitas manutenções no sistema de som e luz e reforma do piso do palco.