Procon-MG lança cartilha sobre empréstimo consignado; Uberlândia tem aumento de 32% nas reclamações

As questões relacionadas a problemas financeiros sempre estiveram entre os assuntos mais reclamados junto aos órgãos de proteção e defesa do consumidor. Em 2021, como possível reflexo da pandemia da Covid-19, esse quadro de vulnerabilidade dos consumidores frente aos problemas financeiros se agravou. Dados extraídos dos atendimentos feitos pelos Procons, em Minas Gerais, mostram que, somente neste ano, o tema corresponde a 38,88% dos atendimentos. Em Uberlândia, no mesmo período, já são 5.113 reclamações, 32% a mais que no ano passado, que fechou com 3.446.

É neste contexto de ocorrência de fraudes financeiras envolvendo empréstimos consignados que o Procon-MG está lançando a Cartilha: “Empréstimo consignado: guia para não cair em ciladas”. No material os consumidores encontrarão várias dicas, como quais cuidados ter antes de contratar o empréstimo, onde reclamar e o que fazer se forem vítimas de golpes. A cartilha na versão digital está disponível no site do Procon e também pode ser acessada no portal do Ministério Público de Minas Gerais.

As reclamações relativas a crédito consignado também tiveram aumento de 111% em Uberlândia, passando de 105, em 2020, para 222, em 2021. O crescimento no número de demandas foi registrado de janeiro a novembro de 2021, em comparação ao mesmo período de 2020. Esses dados foram extraídos do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec).

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile