- ANÚNCIO -

Mesmo sem folia, ponto facultativo é mantido em alguns municípios do Triângulo, Noroeste de MG e Alto Paranaíba

Adelino Júnior

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O Carnaval 2022 está chegando e foram questionadas  as prefeituras das cidades de Uberlândia,Uberaba,Ituiutaba,Patos de Minas,Araxá e Paracatu para saber como ficarão os serviços públicos na data diante da pandemia da Covid-19 e se adotaram ponto facultativo. Vale lembrar que o Governo de Minas anunciou na última quarta-feira (2) que os servidores do estado terão ponto facultativo.

Veja abaixo a situação em cada município.

O que ficou decidido em cada município?

Uberlândia

A Prefeitura informou que este ano a terça-feira (1º de março) de carnaval terá ponto facultativo.

Em 2021, a cidade suspendeu o ponto facultativo no período de carnaval por meio decreto publicado no Diário Oficial do Município (DOM) no dia 29 de janeiro. Na época, além da suspensão do período, a Prefeitura também proibiu eventos carnavalescos com ou sem venda de ingressos, em áreas públicas e privadas, fossem elas em salões de festas, chácaras, clubes, bares, restaurantes, lanchonetes e congêneres. Ainda no ano passado, o Município prorrogou o decreto com restrições à venda de bebidas alcoólicas e funcionamento do comércio até a Quarta-Feira de Cinzas.

O município de Uberaba já divulgou que não irá realizar Carnaval. A decisão foi feita através da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale), em uma reunião no dia 1º de dezembro de 2021. Mesmo assim, a cidade manteve o dia 1° de março de 2022, como ponto facultativo na cidade.

Na data, conforme o Decreto Municipal 1.694, não haverá alteração no horário de funcionamento dos Mercados Municipal e Distrital, do Terminal Rodoviário, dos cemitérios São João Batista e Nossa Senhora da Medalha Milagrosa e da Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães. Os serviços da Guarda Civil Municipal não terão alterações.

No ano passado, Uberaba seguiu a decisão do Governo de Minas Gerais e não concedeu ponto facultativo. Com isso, o expediente comercial e em órgãos públicos foi regular.

Até a última atualização desta reportagem, a Prefeitura de Ituiutaba não respondeu ao ainda  se manterá ou não o ponto facultativo.

Em 2021, o município decidiu pela suspensão do ponto facultativo. Na época, a medida foi sugerida pelo Comitê Externo de Enfrentamento ao Novo Coronavírus e acatada pela prefeita Leandra Guedes (Avante) com a intenção de desestimular viagens e a realização de eventos que causassem aglomerações.

 

A Prefeitura declarou que não irá realizar Carnaval e que quanto ao ponto facultativo foi informado que até o momento está mantido. Caso haja alterações, o Município disse que irá divulgar.

Em 2021, um decreto suspendeu o ponto facultativo na cidade e, assim, o expediente em órgãos da administração pública municipal foi normal durante o período de carnaval. O comércio também ficou autorizado a funcionar de acordo com as medidas segurança por causa da pandemia.

A Prefeitura de Araxá informou que não irá apoiar a realização de nenhum evento em comemoração ao carnaval em 2022, mas que o ponto facultativo do dia 1º de março será mantido. O Município destacou, ainda, que no dia 28 de fevereiro, os setores públicos funcionarão normalmente e não haverá ponto facultativo na data.

Em 2021, a cidade optou por manter o ponto facultativo. Na época, a Câmara chegou a aprovar um projeto enviado pelo Executivo para a revogação do feriado. Desde 2014, a terça-feira de carnaval é considerada feriado municipal. No ano passado, as suspensões tiveram como objetivo inibir viagens e eventos que pudessem causar aglomerações e o consequente aumento de casos de coronavírus. “Trabalhar não mata ninguém, o que mata é a Covid”, disse o prefeito Robson Magela (Cidadania), durante o anúncio.

Até a última atualização desta reportagem, a Prefeitura de Paracatu não tinha respondido se manterá ou não o ponto facultativo.

 

 

 

 

 

 

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile