Copasa premia projetos inovadores criados para desenvolvimento da empresa

 A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) premiou, nesta quarta-feira (16/2), os 15 projetos vencedores do Copathon 2021, um dos eixos do Inova Copasa – Programa de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da companhia. A iniciativa incentiva a criatividade e promove a participação dos empregados na idealização e no desenvolvimento de soluções para desafios operacionais e corporativos relativos ao negócio da empresa.

Durante a cerimônia de encerramento deste primeiro ciclo do Copathon, transmitida pela plataforma Teams, os idealizadores dos projetos premiados detalharam suas propostas inovadoras. As ideias partiram de empregados de diversas unidades de negócio da empresa que desenvolveram soluções com menor custo e mais agilidade, permeando a eficiência contra perda de água e até mesmo a fatura em Braille.

O presidente da companhia, Carlos Eduardo Tavares de Castro, destacou a importância do Copathon, que é a jornada de inovação da companhia.

“Com a agenda da diretoria pelo estado, percebemos o potencial da equipe técnica da empresa, quando identificamos três projetos de extrema relevância e que não tinham tido ainda a oportunidade de ser conhecidos por toda a organização. Aquele momento foi o marco zero para este programa, que se consolida agora, com o fim desse primeiro ciclo, tornando a jornada de inovação da Copasa uma ação perene, permanente e que nos levará, sem dúvida alguma, ao melhor futuro”, ressaltou.       

O presidente do Conselho de Administração da Copasa, André Macedo Facó, fez questão de reforçar a sua admiração pelo que está sendo feito na companhia, ao buscar a inovação utilizando o capital intelectual da casa. “Esse programa demonstrou mais uma vez a força da Copasa e o quão ela é importante para o setor de saneamento. O que está sendo feito aqui, demonstra que, mesmo com os desafios que serão enfrentados nos próximos anos, a empresa tem plena capacidade de não só sobreviver, mas virá cada vez mais referência para o setor. Então vamos em frente”, completou.

Eficiência e inovação

“Inovação, criatividade e força de vontade são palavras de ordem em uma empresa que quer alcançar a excelência”. Foi assim que o diretor de Operação da Copasa, Guilherme Frasson, iniciou seu discurso durante o encerramento do Copathon. Frasson, que é funcionário de carreira da companha, contou um pouco de sua trajetória na empresa, destacando a iniciativa desta nova gestão que tem buscado otimizar a estrutura administrava e fortalecer a estrutura operacional, para transforma a Copasa em uma empresa mais eficiente.

O evento contou também com palestras sobre transformação digital, ministrada pelo professor nos MBAs da Fundação Getúlio Vargas, Marco Coghi, e sobre Tecnologia e Indústria, apresentada pelo analista de tecnologia do Senai, Gleydson Gabriel.

Além da entrega coletiva dos troféus do Inova Copasa para os participantes do Copathon 2021, o superintendente de Desenvolvimento Tecnológico, Inovação e Qualidade (SPDQ), Marcus Tulius de Paula Reis, fez o lançamento do segundo ciclo do programa, cujas inscrições serão abertas em breve.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile