A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, ameaçou Suécia e Finlândia, dois países do norte da Europa, caso estes tentem aderir à Otan – Organização do Tratado Atlântico Norte.
Após a primeira-ministra da Finlândia, Sanna Marin, afirmar que o país poderá aderir à aliança militar comandada pelos Estados Unidos, a porta-voz russa criticou a colocação.
“Consideramos o compromisso da Finlândia com uma política militar de não alinhamento como um fator importante para garantir a segurança e a estabilidade na Europa. A adesão da Finlândia à Otan teria sérias repercussões políticas e militares”, afirmou em rede social. Ainda completou que Finlândia e Suécia não podem basear sua segurança em danos à segurança de outros países, em clara referência à Rússia, e que a adesão à Otan traria consequências militares.
A Otan é uma aliança militar ocidental, criada em 1949, no período pós-segunda guerra, que tem como opbjetivo proteger seus países membros contra eventuais agressões da então União Soviética. Dentre as principais potências militares do bloco, estão os Estados Unidos, Reino Unido e França. O artigo quinto do tratado estabelece que, caso um país membro seja atacado por outro que não integre a aliança, todos os demais participantes têm a obrigação de ajudar imediatamente na defesa contra o agressor.
A aproximação da Ucrânia com a Otan seria um dos motivos pelo qual a Rússia atacou o país vizinho.