No segundo dia de invasões russas na Ucrânia, uma imagem revoltante tomou conta das redes sociais. Um tanque de guerra russo avança deliberadamente contra um veículo conduzido por um civil, no distrito de Obolon, em Kiev, capital da Ucrânia, palco de combates nesta sexta-feira, 25. Os veículos vinham em direção oposta, quando em uma manobra brusca, o tanque cruza a pista e avança sobre o veículo – veja o vídeo:
Crime de guerra! Tanque russo passa por cima de carro com idoso na Ucrânia; veja https://t.co/fjJnNpFOHn pic.twitter.com/1np7dj96Ju
— Regionalzão (@Regionalzao) February 25, 2022
Após a covarde agressão, outro vídeo mostra pessoas se aproximando e ajudando o idoso, que mexe a cabeça e um dos braços, mas está preso às ferragens. Não há informações sobre seu estado de saúde.
A Convenção de Genebra, de 1949, especifica que todo e qualquer ataque contra população civil, sob qualquer contexto, em um conflito militar é considerado crime de guerra, assim como o uso de armas químicas.
Segundo reportagem do G1, site de notícias do Grupo Globo, o tanque se trata de um modelo T15 Armata, modelo russo de sete rodas capaz de transportar até 12 soldados, além do piloto e co-piloto.
As tropas russas avançam sobre Kiev no segundo dia de combates na Ucrânia e Putin fala em negociar os termos da rendição ucraniana.
A Rússia é a segunda maior potência militar do planeta e atacou, na madrugada de ontem, 24, o país vizinho Ucrânia, ex-integrante do bloco soviético e palco do catastrófico acidente nuclear de Chernobil, ocorrido em abril de 1986.