O diplomata Anatoliy Tkach, encarregado dos negócios da Ucrânia no Brasil, disse que o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, está mal informado quanto à guerra que a Rússia trava contra a Ucrânia.
Em entrevista na sede da Embaixada Ucraniana em Brasília (DF), o diplomata respondeu às declarações de Bolsonaro, que disse ser exagero falar em massacre na Ucrânia – mesmo diante dos flagrantes ataques a civis – e a posição de neutralidade do Brasil no conflito.
“Penso que o presidente do Brasil está mal informado. Talvez seria interessante ele conversar com o presidente ucraniano para ter outra posição e uma visão mais objetiva”, declarou.
Questionado sobre as críticas de Bolsonaro ao povo ucraniano, quando afirmou, em tom de deboche, que elegeram um comediante para comandar o país, Tktach disse: “Nosso presidente é democraticamente eleito, não importa qual foi sua profissão antes de ser eleito. Agora, ele é líder da nação e ele está liderando a guerra contra a segunda maior potência militar do mundo”.
Nesta segunda-feira (28/02), o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, teve seu discurso transmitido no Parlamento Europeu e foi aplaudido de pé pelos presentes.
O conflito armado entrou no sexto dia, com pesados bombardeios contra Kiev, capital da Ucrânia, e também um pesado ataque ao prédio do governo em Kharkiv, a segunda maior cidade ucraniana, que teria matado ao menos 10 pessoas.