O ex-ministro dos Transportes e ex-prefeito de Uberaba, Anderson Adauto, pode ser candidato a deputado federal nas eleições deste ano. Informações de bastidores apontam que Adauto tem o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, atual pré-candidato à Presidência da República, para concorrer à Câmara dos Deputados por Minas Gerais.
Anderson Adauto foi ministro dos Transportes no primeiro mandato de Lula como presidente, no período de janeiro de 2003 a março de 2004. Adauto tinha forte ligação com o vice-presidente à época, seu conterrâneo de Minas Gerais José Alencar – falecido em 2011 devido a falência múltipla dos órgãos em decorrência de um câncer.
Desde a saída do Ministério dos Transportes, Anderson Adauto manteve vários encontros com o ex-presidente Lula, que, nos últimos meses, tem incentivado a candidatura de Anderson Adauto à deputado federal, posto para o qual já foi eleito nas eleições de 2002.
Para participar do pleito em outubro de 2022, o ex-prefeito de Uberaba estaria cogitando a possibilidade de se filiar ao PSB ou ao PSD, partido do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, que deve se candidatar ao Governo de Minas Gerais.
Anderson Adauto tem sido apontado como um dos articuladores da pré-campanha de Kalil na região do Triângulo Norte. Em outubro de 2021, Adauto foi anfitrião de Alexandre Kalil em Uberaba durante visita do prefeito de BH à cidade do Triângulo Mineiro.