- ANÚNCIO -

Araguari é uma das 15 melhores cidades de Minas para se viver

Adelino Júnior

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Minas Gerais é o segundo estado no país em número de habitantes e o quarto em extensão territorial, tem 853 municípios onde vivem cerca de 22 milhões mineiros. Segundo o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), Araguari está entre as 15 primeiras cidades mineiras mais bem colocadas no ranking que compõem o do IDHM. 

Os dados não são oriundos de pesquisa e sim cálculos baseados em informações fornecidas pelos municípios ao Governo Estadual, que encaminha ao Governo Federal, que por fim, encaminha os dados para a ONU, que faz o cálculo. 

O critério é o mesmo para todos os países. Basicamente, são levados em conta três itens: vida longa e saudável (nascimento por mortes, saneamento básico e longevidade), acesso ao conhecimento (educação pública em todos os níveis e crianças na escola) e padrão de vida (renda e emprego). 

A partir dos cálculos de cada um desses fatores, se chega ao índice geral de IDHM, organizado no Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, feito em 2010 e divulgado em 2013.

O cálculo de IDHM é feito a cada 10 anos e divulgado 3 anos depois. O próximo cálculo será divulgado em 2023. Enquanto não feito o novo IDHM, o que vale este atual, feito em 2010.

A metodologia do índice foi adaptada do IDH Global pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pela Fundação João Pinheiro. 

Para conhecer a colocação do municípios mineiros no IDHM clique aqui. 

Os indices são divididos em:
Muito alto: de 0,800 a 1;(2 municípios).
Alto: de 0,700 a 0,799;(226 municípios).
Médio: de 0,600 a 0,699;(552 municípios).
Baixo: de 0,500 a 0,599;(73 municípios).
Muito baixo: de 0 a 0,499;(nenhum município).

O IDHM do Estado de Minas é 0,731, considerado alto, sendo o nono no Brasil. Araguari é a terceira maior cidade do Triângulo Mineiro. Seu IDHM é 0,773. Está situada numa posição geográfica estratégica, servida por rodovias federais e estaduais, além de ferrovias. Se destaca como produtora de leite e gado de corte, além de grãos e frutas como, soja, laranja, milho, sementes de girassol e uva onde a fruta é colhida e processada na indústria local. 70% do suco consumido no Brasil saem de Araguari. Além disso, o município produz café de alta qualidade, considerado um dos melhores cafés do mundo, bem como é o maior produtor de tomate do Estado. 

O destaque de Araguari não é somente na indústria e agropecuária. O município é um polo regional de turismo, sendo rico em cultura, folclore e artesanato. Suas belezas naturais, com mais de 100 cachoeiras, reservas ecológicas intactas, grutas, fauna e flora exuberante e inúmeras opções de lazer oferecidos pelos lagos das hidrelétricas próximas ao município são atrativos para os amantes do ecoturismo e prática de esportes radicais. 

As fotos deste texto são de divulgação, sendo as identificadas dos colaboradores: Bia Montes, Glaucio Chaves e Henrique Vieira.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile