Na última terça-feira (29), a Polícia Militar (PM) recebeu uma denúncia de uma idosa, em Patrocínio, que relatou ter caído em um golpe com prejuízo de R$11.980,00. Segundo o relato, um homem se passou por médico para conseguir o dinheiro da vítima.
De acordo com os policiais, a idosa informou que uma pessoa da sua família estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital da cidade e que ela recebeu uma ligação de um homem que se identificou como sendo um médico infectologista.
Ela relatou que o suposto médico informou que o quadro da mãe da vítima era sério e que não estavam conseguindo descobrir qual era a bactéria para medicá-la com o antibiótico correto. Além disso, seria necessário a realização de dois exames para descobrir.
Segundo a PM, o homem disse que se os exames fossem solicitados pelo plano da Unimed demoraria aproximadamente dois dias para autorizar, e que se já fosse pago naquele momento realizariam os exames imediatamente e o tratamento seria mais rápido.
A vítima contou que ficou sem reação no momento. Na sequência, o autor ligou novamente falando que o valor para a realização dos exames era de R$11.980,00. O homem lhe informou que o convênio lhe reembolsaria todo o valor posteriormente.
Então, na manhã de terça (29), a vítima realizou a transferência para uma conta bancária informada pelo suposto médico.
A vítima afirmou que desconfiou se tratar de um golpe quando, mesmo tudo estando já combinado com o autor, ele lhe ligou novamente perguntando se a transferência do valor teria dado certo.
Orientações do hospital e da polícia
Segundo as informações, o Hospital onde a mãe da vítima estava internada divulgou um comunicado pelas suas redes sociais informando que pessoas desconhecidas estão solicitando doações em nome da unidade e que essa não é uma prática realizada por eles.
A PM orienta que, em caso de dúvidas referentes à ligações recebidas de “supostos” estabelecimentos bancários, de saúde e demais entidades, desligue o telefone. Além disso, quem recebeu a ligação pode entrar em contato com outro número de telefone do estabelecimento para esclarecimento das dúvidas.