O Governo de Minas , por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) , realizou na manhã desta terça-feira (5/4), a abertura de um curso para as forças de segurança do estado, com o tema Gerenciamento de Crises e Negociação de Reféns. A imersão está sendo realizada no auditório JK da Cidade Administrativa, na capital, e é ministrada pelo tenente-coronel da Polícia Militar da Paraíba, Onivam Elias de Oliveira. Cerca de 350 profissionais participam da capacitação.
O objetivo da Sejusp em trazer o conteúdo para Minas Gerais é contribuir para o aprimoramento e a capacitação contínua dos profissionais das forças de segurança e órgãos parceiros, possibilitando a eles uma reflexão acerca dos conhecimentos sobre condutas preventivas, proativas e protetivas no que tange ao gerenciamento de crises e negociações de reféns. Serão quatro dias de atividades – três de curso e um dia de workshop sobre proteção pessoal – onde estes profissionais poderão aprofundar seus conhecimentos em gerenciamento de crise, rebelião em estabelecimento prisional e técnicas de negociação, por meio também, de estudo de casos.
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública , Rogério Greco, participou da solenidade de abertura, que contou com a presença de representantes de todas as forças de segurança do Estado. O chefe da pasta agradeceu a disponibilidade e presteza do Tenente-Coronel em sair da Paraíba para ministrar um curso aos profissionais de Minas. “Desde que assumimos a Sejusp, a nossa preocupação é sempre voltada para a instrução da tropa. Toda vez que a gente faz uma instrução, a tropa cresce cada vez mais e evolui. O nosso objetivo sempre foi o de elevar ainda mais o nível dos nossos profissionais”, disse Greco em seu pronunciamento.
Participam do curso profissionais da Polícia Militar , Polícia Civil , Polícia Penal, Corpo de Bombeiros Militar , Departamento Penitenciário de Minas Gerais, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Exército Brasileiro, Receita Federal e Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte. Também estão no curso profissionais das subsecretarias de Atendimento Socioeducativo; Gestão Administrativa, Logística e Tecnologia; e Prevenção à Criminalidade, da Sejusp.
Sobre o palestrante
Doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, o tenente-coronel Onivam é o 1º comandante do Grupamento de Ações Táticas Especiais (Gate), comandante veterano da Companhia de Polícia de Choque (CPCHQ), comandante veterano do Centro de Pós-graduação e Pesquisa, vice-diretor do Centro de Educação e vice-diretor de Gestão de Pessoas da Polícia Militar da Paraíba. É também autor e co-autor de livros sobre a área policial e programação neurolinguística.
Capacitação e integração das Forças
O curso foi pensado e organizado pela Subsecretaria de Inteligência e Atuação Integrada (Suint), por meio Superintendência Educacional de Segurança Pública. No primeiro trimestre deste ano foram disponibilizados aos profissionais 33 capacitações e um total de 1.860 servidores públicos capacitados, nas mais diversas áreas do conhecimento.