Governador participa da cerimônia da 11ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

O governador Romeu Zema participou, nesta sexta-feira (29/4), na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte, da cerimônia de premiação do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor Juscelino Kubistchek. A premiação é um programa da instituição de reconhecimento aos prefeitos que implantaram projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública.

Cataguases, Chapada Gaúcha, Conselheiro Pena, Couto de Magalhães de Minas, Divinópolis, Guimarânia, Paracatu e Uberaba foram os municípios vencedores do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. A evento reuniu cerca de 200 convidados, entre prefeitos das 29 cidades finalistas da competição, secretários, lideranças e autoridades municipais e estaduais.

Segundo o Sebrae Minas, a 11ª edição do Prêmio recebeu a inscrição de 209 projetos, de 153 municípios. Na fase final, disputaram 32 trabalhos, de 29 cidades. Os oito vencedores foram: Divinópolis, na categoria Cidade Empreendedora – Região Sudeste; Conselheiro Pena (Compras Governamentais); Cataguases (Desburocratização); Chapada Gaúcha (Empreendedorismo na Escola); Guimarânia (Governança Regional e Cooperação Intermunicipal); Uberaba (Inovação e Sustentabilidade); Paracatu (Cidade Criativa e Empreendedora) e Couto de Magalhães de Minas (Conceito, Serviços e Gestão Empresarial).

Durante discurso, Zema enalteceu a iniciativa do Sebrae e afirmou que a premiação simboliza o maior desejo da sua gestão: mais empreendedorismo, inovação e boas práticas. “Este evento faz parte do meu sonho como gestor público. O meu sonho é que Minas se desenvolva. É conseguir gerar um emprego digno para cada mineiro”, afirmou.

Desburocratização

Aos prefeitos presentes, o governador lembrou que para incentivar negócios locais é preciso desburocratizar. “O Estado fez sua parte e, desde o início do Minas Livre Para Crescer, mais de 560 normas foram revogadas”, explicou. De acordo com premissas do programa, extinguir a rigidez de normas desnecessárias e prejudiciais ao empreendedor é um passo importante rumo à liberdade econômica.

Outro progresso da atual gestão é a inserção de 701 atividades que não necessitam de alvará e exigências normativas, o que contribui para o incentivo ao empreendedorismo e o resgate da confiança do investidor no estado.

Estradas

O chefe do Executivo estadual também lembrou do lançamento do maior pacote de obras rodoviárias da última década. Com mais de R$ 2 bilhões em investimentos, o Provias vai requalificar trechos da malha mineira com obras de pavimentação, construção de pontes e recuperação funcional das rodovias.  

“Por meio desse programa, o mineiro terá oportunidade de viajar com segurança e o empreendedor escoar a produção”, afirmou.

Qualificação

Já no final de seu pronunciamento, o governador abordou a importância da mão de obra qualificada que, segundo ele, deve ser uma das premissas para o desenvolvimento do estado. Zema lembrou que o Governo de Minas lançou a segunda edição do Trilhas de Futuro, que oferece cursos técnicos gratuitos a estudantes do ensino médio e jovens que já concluíram essa etapa de ensino.

A primeira edição do Trilhas de Futuro, lançada no ano passado, disponibilizou 75 mil vagas. Já a segunda oferecerá um total de 40 mil. “Estamos caminhando para dar aos jovens de Minas uma formação melhor por meio desses cursos técnicos”, finalizou.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile