- ANÚNCIO -

FIP Paisagens abre 600 vagas para assistência a pecuaristas no Triângulo Mineiro

Adelino Júnior

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O Projeto FIP Paisagens Rurais está com 600 vagas abertas para assistência gratuita a pecuaristas de corte e de leite inseridos na Bacia do Rio Tejuco, no Triângulo Mineiro. Os profissionais interessados devem procurar o Sindicato Rural dos municípios para aplicação do questionário de adesão. 

A iniciativa já atende 1.652 produtores em Minas Gerais. No Triângulo Mineiro, o projeto abrange 12 municípios: Uberaba, Veríssimo, Campo Florido, Uberlândia, Campina Verde, Prata, Ituiutaba, Monte Alegre de Minas, Gurinhatã, Santa Vitória, Comendador Gomes e União de Minas.

As novas vagas são para início no segundo semestre deste ano. 

Como funciona

Com duração de dois anos, os produtores recebem assistência técnica e gerencial e orientações para a recuperação de pastagens degradadas, áreas de APP ou reserva legal. Neste período, as propriedades terão visitas mensais de um técnico de campo. 

O coordenador do FIP Paisagens em Minas Gerais, Ricardo Tuller, explicou: “além dos 59 técnicos de campo que já fazem parte do projeto, neste mês estamos contratando mais 10 profissionais para atuar nas novas propriedades”.

Em Minas Gerais, o projeto já recuperou 12 mil hectares de pastagens degradadas, do total de 32 mil hectares previstos. “Em relação aos passivos ambientais, recuperamos 6.500 hectares, o dobro do estipulado”, comentou o coordenador.

Resultados para o produtor

O gerente regional do Sistema FAEMG em Uberaba, Caio Oliveira, destacou os resultados positivos que o projeto está proporcionando aos produtores. “Temos propriedades que encerraram os dois anos de assistência, com impactos significativos na redução de custos e aumento da produtividade, além da recuperação ambiental”, afirmou.

FIP Paisagens Rurais

O Projeto Gestão Integrada da Paisagem no Bioma Cerrado – FIP Paisagens Rurais é financiado com recursos do Programa de Investimento Florestal, através do Banco Mundial. A coordenação é do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação, do MAPA, com parceria da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do MCTIC, por meio do Inpe e da Embrapa.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile