Cinco pessoas foram indiciadas pela Polícia Civil (PCMG) nesta terça-feira (12), em Araxá. O atual secretário de esportes da cidade, dois ex-secretários e dois assessores estão sendo investigados pelos crimes de falsidade ideológica, emprego irregular de verbas públicas e corrupção passiva.
De acordo com a PCMG, os crimes foram cometidos entre 2017 e 2019, envolvendo licitações e o emprego de verbas públicas destinadas à realização dos campeonatos de futebol arbitrados pela Liga Araxaense de Desportos (LAD), como o “Ruralão”, Campeonato Feminino e Copa de Futebol Master.
As investigações
Segundo a PCMG, os dois ex-secretários teriam superestimado jogos dos campeonatos de futebol em licitações realizadas, cometendo os delitos de falsidade ideológica e emprego irregular de verbas públicas.
Essa superestimativa causava “sobras” ilegais no caixa da LAD e dois dos investigados solicitaram ao atual presidente da liga que o dinheiro fosse sacado e “devolvido” consumando o crime de corrupção passiva.
Já o atual secretário de esportes, em 2018, recebeu a quantia de R$3.430,00 a título de “arbitragem”, sem nunca ter atuado como árbitro, e “compra de troféus” atribuição esta que não lhe competia.
Diante das investigações, o delegado responsável pediu a suspensão cautelar do exercício de função pública do atual secretário. O requerimento será analisado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e pelo Poder Judiciário local.
O inquérito foi concluído e será remetido para apreciação das autoridades pertinentes.
Confira mais notícias da região aqui.