Um homem foi detido e três mandados de busca e apreensão foram realizados na última quinta-feira (14), durante a Operação Ludibrio, em Uberaba. A Polícia Federal (PF) apreendeu sete armas e um carro de luxo.
Segundo a PF, o alvo dos mandados obteve o Certificado de Registro como Caçador e Atirador Esportivo (CAC), o que possibilitou a autorização para adquirir sete armas de fogo destinadas a caçadores, atiradores e colecionadores, todas registradas via SIGMA.
O homem teria conseguido se registrar como CAC utilizando uma certidão negativa obtida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e uma declaração de idoneidade ideologicamente falsa.
O investigado
Conforme a PF, na justiça de 1ª instância, o homem responde como réu ou investigado em 16 processos ou inquéritos policiais, o que contraria a regra para dispor de registro, cadastro e aquisição de armas e de munições por caçadores, colecionadores e atiradores.
Destes 16 processos, cinco são indiciamentos pela Polícia Civil, sendo um por fraude processual, um por homicídio qualificado, um por roubo, um por tráfico ilegal de drogas e um por porte ilegal de arma de fogo.
Apreensões
Foram apreendidas sete armas, sendo duas carabinas, um fuzil, duas pistolas, uma espingarda e um revólver. Um veículo de luxo também foi apreendido.
O suspeito poderá ser indiciado pelos crimes de falsidade ideológica e uso de documento falso, cujas penas podem variar entre dois a oito anos de reclusão.