O inverno de 2022 no Triângulo Mineiro está menos rigoroso do que o do ano anterior. A região só enfrentou uma onda de frio, ainda no outono, no fim de maio e, desde então, tem tido temperaturas amenas e, em alguns dias, chegando a marcar 30 graus em algumas cidades.
Porém, o tradicional “tempo seco” desta época apareceu e continuará por um período. A baixa umidade do ar traz desconforto, principalmente para quem sofre com doenças respiratórias.
A falta de chuvas também traz outra preocupação: o nível dos mananciais que abastecem as cidades. Apesar da situação ser menos crítica do que o ano anterior, a SAE – Superintendência de Água e Esgoto de Ituiutaba, já informou que está de prontidão para o acionamento, a qualquer momento, de sua captação reserva, no Rio Tijuco, devido ä queda do volume de água no Ribeirão São Lourenço.
O clima seco deve continuar na região, pois segundo informativo do Instituto Nacional de Meteorologia, não há qualquer previsão de chuva para a região nos próximos 20 dias. Devido a este cenário, a autarquia reforça o pedido à população para que a água seja usada da forma mais econômica possível, evitando-se especialmente ações como lavar calçadas, pátios e carros.