A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Uberlândia inaugurou computadores com comando de voz para advogados com deficiência visual nesta terça-feira (02). O evento de lançamento aconteceu no Palácio da Justiça, na Avenida Rondon Pacheco.
De acordo com a OAB, a ação é inovadora no Triângulo Mineiro e nas Subseções de Minas Gerais.
A instalação dos softwares inclusivos aconteceu no último mês de junho em todas as salas de apoio ao advogado em Uberlândia e foram coordenadas pelo diretor-geral adjunto Dr. Marcos Montanha.
Acessibilidade
O software inclusivo foi instalado em todas as Salas dos Advogados da Subseção, como no Fórum, Justiça do Trabalho, Delegacia de Plantão, Polícia Federal e na Sede da OAB Uberlândia, para atender os advogados com baixa visão e que necessitam do uso de comando de voz para realizar o trabalho diário.
“A OAB Uberlândia, em conjunto com a Diretoria da Seccional e da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAA/MG), por seus presidentes Dr. Sérgio Leonardo e Dr. Gustavo Chalfun, dá cumprimento à promessa de implementar todas as iniciativas que promovam a inclusão dos advogados e advogadas de Minas Gerais, e Uberlândia tem o privilégio de ser pioneira nesta iniciativa”, comentou o advogado e diretor Dr. Marcos Montanha.
Impactos da inovação
O advogado Alysson Moura atua na área do direito há quatro anos. Com o diagnóstico de Doença de Stargardt, a forma mais comum de degeneração macular juvenil congênita, ele não possui a visão central.
Para exercer as funções do dia a dia, Moura conta que utiliza aplicativos e softwares para trabalhar. “Além da fonte aumentada, uso alguns recursos para dimensionar o acesso do computador para que haja uma ampliação da fonte e assim conseguir fazer a leitura dos documentos”, explicou.
Ao saber da novidade, Moura comemorou. “Essa é uma felicidade para todos os profissionais que possuem deficiência visual, já que não ter esses recursos limita o trabalho fora do escritório. Agora com o os computadores inclusivos nas salas do advogado, temos mais conforto para exercer o trabalho”, celebrou.