No Regionalzão Talk, Alexandre Kalil diz que aliança com Lula é pragmática e programática

YouTube video player

O ex-prefeito de Belo Horizonte e pré-candidato a governador de Minas Alexandre Kalil (PSD) afirmou que sua aliança com o pré-candidato a presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nestas eleições de 2022, é pragmática e programática. A afirmação foi feita em entrevista concedida por Kalil, nesta terça-feira (2), ao Regionalzão Talk, novo programa do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, com ênfase na cobertura política do estado de Minas Gerais.

“Não tenho nada com esse pessoal que está aí no Governo Federal (presidente Jair Bolsonaro). Nada com o governador (de Minas, Romeu Zema). Não tenho uma afinidade (com Bolsonaro e com Zema). A minha afinidade é com o presidente Lula. E nós vamos caminhar juntos”, disse Alexandre Kalil, que está na segunda posição nas mais recentes pesquisas eleitorais para o Governo de Minas.

Para Kalil, a aliança dele com Lula em Minas, para enfrentar a pré-candidatura à reeleição de Romeu Zema, que lidera as pesquisas eleitorais no estado, assim como a união do pré-candidato a presidente com Geraldo Alckmin, que era do PSDB e hoje está no PSB e é pré-candidato a vice nesta chapa, para enfrentar a pré-candidatura à reeleição de Jair Bolsonaro, são necessárias para colocar o país de volta aos trilhos. “Agora, não temos saída. Estamos entre a luz e a escuridão. Na minha opinião. Estamos entre deixar o povo abandonado, na fome, ou cuidar desse povo e tentar reestruturar esse país”, disse.   

De acordo com a pesquisa do Instituto F5 Atualiza Dados sobre a corrida ao Governo de Minas, divulgada na última semana, Alexandre Kalil (PSD) está na segunda colocação, com 26,8% das intenções de voto. No levantamento, Romeu Zema (Novo) lidera, com 44,5%. O nível de confiança dos resultados vistos na pesquisa é de 95%. Para a obtenção dos números, foram feitas 1.625 entrevistas presenciais entre os dias 25 e 28 de julho. A sondagem está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números MG-09704/2022 e BR-05714/2022.

Na disputa para a presidente da República, a pesquisa da Quaest Consultoria, realizada com entrevistas face a face, contratada pela Genial Investimentos e divulgada nesta quarta-feira (3), aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança para a Presidência, com 44% das intenções de voto no cenário estimulado, quando os eleitores escolhem a partir de uma lista de pré-candidatos. O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 32%.

O levantamento ouviu 2.000 pessoas face a face, entre os dias 28 e 31 de julho. O índice de confiança, segundo o instituto, é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-02546/2022.

CRESCIMENTO

Também na entrevista ao Regionalzão Talk, Alexandre Kalil projetou o crescimento de sua pré-candidatura ao Governo do Estado a partir do momento em que começar a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, a partir do dia 26 de agosto.

“Quando chegar na televisão, e o povo entrar na eleição, nós vamos saber. O povo tem que saber que estou com o presidente Lula. Eu tenho esse objetivo para Minas Gerais, que é a saúde e estrutura. Vamos levar essa mensagem para o povo. A mensagem que tocar o coração e a mente do povo, a sensibilidade que governar é cuidar, vai ganhar a eleição”, disse Kalil.

Para reforçar sua avaliação, Alexandre Kalil lembrou sua pontuação nas pesquisas eleitorais. “Eu arranco com mais de dois dígitos (nas pesquisas eleitorais). Olha com quanto o (Antonio) Anastasia (que já foi eleito governador de Minas) arrancou, com quanto o Zema (eleito governador na última eleição em Minas) arrancou. Então eu acho que tenho uma grande vantagem sobre eles, porque arrancaram com muito pouco e eu não arranco com pouco. Porque, graças a Deus, aqui na região metropolitana e em Belo Horizonte, quem me conhece vota em mim. Eu ganho! Então, tenho que me fazer conhecido em Minas Gerais”, afirmou.

BIOGRAFIA

Alexandre Kalil, 63 anos, é político, empresário do setor de construção e ganhou destaque no estado como dirigente esportivo. Foi presidente do Atlético-MG entre 2008 e 2014, estando à frente do clube no momento em que o time conquistou importantes títulos, como a Copa Libertadores da América de 2013, a Recopa Sul-Americana de 2014 e a Copa do Brasil de 2014.

Na política, Kalil foi eleito prefeito de Belo Horizonte por dois mandatos. Foi eleito chefe do Executivo municipal em 2016, no segundo turno, com 52,98%, para o mandato de 2017/2020. E foi reeleito em 2020, no primeiro turno, com 63,36%, para a gestão de 2021/2024. Deixou a gestão municipal da capital mineira em abril de 2022 para se candidatar ao Governo de Minas.

No primeiro mandato de Kalil como prefeito de Belo Horizonte, a Câmara Municipal da capital mineira aprovou o Plano Diretor do município, que se arrastava desde 2015. A aprovação foi vista pelo meio político e pela imprensa mineira como resultado da articulação promovida pelo prefeito.

No primeiro e segundo mandatos como chefe do Executivo municipal, Kalil lidou, em Belo Horizonte, com a pandemia de Covid-19. Nessa área, sua gestão foi marcada pelo rigor de medidas de enfrentamento à doença. Ele foi um dos primeiros prefeitos a decretar o fechamento do comércio não essencial, ainda em março de 2020. Com boa aprovação de governo na primeira gestão, foi reeleito no fim daquele ano para o mandato de 2021/2024.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile