Com o início oficial das campanhas eleitorais, na terça-feira (16), para o pleito deste ano, marcado para o dia 2 de outubro, moradores de Uberlândia começaram a ver nas ruas os postulantes aos cargos na Assembleia Legislativa de Minas Gerais e na Câmara dos Deputados. Legendas, federações e coligações tiveram até 15 de agosto para solicitar o registro de candidatura dos escolhidos. Após este prazo, a Justiça Eleitoral divulgou que Minas Gerais tem 1.071 candidatos a deputado federal e 1.382 concorrentes a deputado estadual. Deste total, Uberlândia é responsável por 26 candidaturas a deputado federal e 28 candidaturas a deputado estadual.
Dentre os concorrentes na disputa para deputado federal está Weliton Prado (Pros), único parlamentar com base eleitoral em Uberlândia presente na atual formação da Câmara dos Deputados. Ele busca a reeleição nas eleições deste ano. Quem também está na listagem dos candidatos a deputado federal é o ex-prefeito de Uberlândia Gilmar Machado (PT), que já foi eleito quatro vezes seguidas para a Câmara e tenta voltar ao Parlamento.
Entre as candidaturas à Câmara de postulantes com base eleitoral em Uberlândia também estão a do deputado Constituinte (1987 a 1991) e ex-vice-prefeito da maior cidade do interior mineiro Chico Humberto (PRTB), do ex-vereador e candidato não eleito a prefeito de Uberlândia em 2020 Adriano Zago (Avante) e a de Ana Paula Junqueira Leão (PP), ex-secretária municipal de Governo e Comunicação de Uberlândia e esposa do prefeito Odelmo Leão (PP).
Dentre as (os) vereadoras (es) da atual legislatura da Câmara Municipal do segundo maior município do estado, três integrantes também tentam ocupar uma das 53 cadeiras da bancada mineira na Câmara dos Deputados. As vereadoras (es) Dandara (PT) e Liza Prado (Patriota), que já foi deputada estadual (eleita em 2010), e o vereador Leandro Neves (PSDB) buscam uma vaga no Congresso Nacional.
DEPUTADOS ESTADUAIS
Os três deputados estaduais com base eleitoral em Uberlândia tentarão a reeleição. Arnaldo Silva (União Brasil), Elismar Prado (Pros) e Leonídio Bouças (PSDB) vão concorrer novamente a uma das 77 vagas na Assembleia Legislativa de Minas. Também tentará uma cadeira no Legislativo mineiro, no pleito deste ano, o ex-vereador e candidato não eleito a prefeito de Uberlândia em 2020 Thiago Fernandes (União Brasil).
E dentre as (os) vereadoras (es) da atual legislatura da Câmara Municipal de Uberlândia, seis integrantes também registraram candidaturas a deputado estadual. Vereadores (as) Anderson Lima (Democracia Cristã), Cláudia Guerra (PDT), Cristiano Caporezzo (PL), Fabão (Pros), Murilo Ferreira (Rede) e Ronaldo Tannus (Democracia Cristã) estarão na disputa, no dia 2 de outubro, por uma vaga na Assembleia Legislativa de Minas (ALMG).
>>> Candidatos (as) a deputado (a) federal com base eleitoral em Uberlândia:
– Adriano Zago (Avante)
– Alcides Ribeiro (Podemos)
– Ana Paula Junqueira Leão (PP)
– Andréa Ribeiro (PSD)
– Carla Coelho (Rede)
– Chico Humberto (PRTB)
– Dandara (PT)
– Dr. Júlio César Nacionalista (PDT)
– Dra. Paula Tomas (Solidariedade)
– Gilmar Machado (PT)
– Jaques Martins (MDB)
– Leandro Neves (PSDB)
– Liza Prado (Patriota)
– Lourival Santos (União Brasil)
– Minéia Nunes (PMN)
– Neil Rocha (Novo)
– Paulo César – PC (Solidariedade)
– Placidino Stabile (MDB)
– Dennys Xavier (Novo)
– Renata Marques (Rede)
– Tânia da Saúde (Rede)
– Tenente Leonardo (PTB)
– Tubertino Martins (MDB)
– Weliton Prado (Pros)
– William Jacob (PDT)
– Zeiza Dojo (Republicanos)
>>> Candidatos (as) a deputado (a) estadual com base eleitoral em Uberlândia:
– Anderson Lima (Democracia Cristã)
– Arnaldo Silva (União Brasil)
– Cibele Rodovalho (PL)
– Cláudia Guerra (PDT)
– Cristiano Caporezzo (PL)
– Debora Tano (Novo)
– Delegado Fabio Ruz (Solidariedade)
– Dr. Igino (PT)
– Elismar Prado (Pros)
– Fabão (Pros)
– João Júnior (PMN)
– Jorgetânia (Psol)
– Lauro Belchior (PRTB)
– Leandro Mendes de Araújo (Rede)
– Leonídio Bouças (PSDB)
– Lili Aires (Pros)
– Márcio Podium (PRTB)
– Mário Knichalla Caçador (PP)
– Murilo Ferreira (Rede)
– Pastora Andrea Guimarães (PRTB)
– Ronaldo Tannus (Democracia Cristã)
– Sandra Luzia (PRTB)
– Severton (Novo)
– Thiago Fernandes (União Brasil)
– Vitor Manutenções (Pros)
– Walace – Coletiva Vozes Gerais (Psol)
– Wilma Costa (Rede)
– Xuxa (PRTB)