O Boletim de Comércio Exterior da Região Intermediária de Uberaba referente ao primeiro semestre de 2022 apontou que a regional teve o maior valor em dólares exportado da série histórica. O informativo foi divulgado, nesta segunda-feira (22), pelo Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-sociais (Cepes), vinculado ao Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (IERI/UFU).
O boletim tem como objetivo veicular, semestralmente, os dados do comércio internacional da região. Segundo o informativo, foi observado um aumento nas exportações da região referentes aos meses de janeiro a junho em relação a 2021. Foram 11,78% a mais, em dólares, totalizando cerca de R$ 7,37 bilhões. Esse é o maior valor da série histórica desde 1997.
No entanto, no quesito quantidades exportadas, foram contabilizadas 991,52 mil toneladas, montante 18,21% inferior ao total negociado no primeiro semestre de 2021. Dos 29 municípios que compõem a região, Araxá, Uberaba e Iturama, respectivamente, foram os maiores exportadores.
Dos 165 produtos exportados, ferro-ligas foi o mais vendido, concentrando 60,80% do valor exportado, além de ser o produto que mais contribuiu para o crescimento das vendas ao exterior. Também houve aumentos nas receitas com álcool e carne bovina congelada, impulsionados tanto pela elevação das quantidades quanto pelos preços médios.
Já em relação à importação, dos 291 produtos, fertilizantes potássicos se destacaram (14,28%), juntamente com outros insumos agrícolas. Os importadores negociaram com 70 diferentes países. Dentre as origens das compras externas, a China foi o maior parceiro, concentrando 27,17% das importações totais.