O ex-governador do Ceará e candidato à presidência, Ciro Gomes (PDT), fez uma palestra hoje, 31, na Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), onde detalhou seu plano econômico.
Um dos empresários presentes teceu um elogio à explicação do candidato: “Candidato Ciro Gomes, parabéns pela sua aula. Acho que foi uma aula, pelo menos para mim foi”.
Ciro então respondeu: “Na verdade é um comício, né? Um comício para gente preparada. Imagine explicar isso em um favela, isso é um serviço pesado.”
A fala logo repercutiu, principalmente entre a classe política, e foi alvo de críticas durante todo o dia. Janaína Paschoal, candidata ao Senado, disse: “Cabe aos verdadeiros líderes encontrar as palavras para que todos compreendam sua mensagem. A capacidade de entender e ser entendido por TODOS é o que faz a diferença. Não pode ser Presidente quem não consegue dialogar com o seu povo. Somos TODOS preparados para aprender…”
André Janones, do Avante e candidato à Câmara dos Deputados, foi outro político que subiu o tom contra o pedetista: “Não precisa se dar ao trabalho de explicar nada pra turma da favela não @CiroGomes! Pode deixar que eu levo seu recado pra eles, pois eu faço política é de mãos dadas justamente com esse povo que você debocha e chama de favelado! Nojo de um dia ter te respeitado!”
Ciro Gomes aparece em terceiro lugar nas pesquisas em sua quarta candidatura ao Palácio do Planalto.