A atual vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, de 69 anos, foi vítima de um ataque com arma de fogo na quinta-feira (01), em Buenos Aires. O atirador é um brasileiro de 35 anos, que apontou uma pistola contra o rosto de Kirchner, mas a arma não disparou.
Fernando André Sabag Montiel abordou a vice-presidente enquanto ela acenava para apoiadores na frente da casa dela. Nos vídeos gravados por pessoas presentes no local é possível ver o momento em que Montiel estica o braço e aponta a arma em direção ao rosto de Kirchner. A pistola apresentou o barulho do gatilho, mas falhou.
De acordo com informações, a política continuou a assinar livros e tirar fotos após o ataque.
Ainda não há informações sobre a motivação do crime.
O presidente da Argentina, Alberto Fernández, declarou feriado nacional nesta sexta (02) e afirmou que o ataque é “o mais grave desde 1983, quando o país voltou a ser uma democracia”.
O que se sabe sobre o atirador
Fernando Montiel tem 35 anos e mora em Buenos Aires. De acordo com a Polícia Federal (PF), o homem nasceu em São Paulo, mas não é filho de brasileiros. Ele foi preso após o ataque.
Segundo o jornal “La Nación”, a Polícia Federal Argentina (PFA) encontrou 100 balas de calibre 9 milímetros na casa do atirador.
Ataque na Argentina: brasileiro aponta pistola contra Cristina Kirchner e arma não dispara pic.twitter.com/BzxPXoTXEd
— Regionalzão Notícias (@Regionalzao) September 2, 2022