A morte da Rainha Elizabeth II foi anunciada na tarde desta quinta-feira (08), pelas redes sociais da família real. A monarca britânica morreu aos 96 anos, no Castelo de Balmoral, na Escócia.
A Casa Real informou: “A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã”.
The Queen died peacefully at Balmoral this afternoon.
The King and The Queen Consort will remain at Balmoral this evening and will return to London tomorrow. pic.twitter.com/VfxpXro22W
— The Royal Family (@RoyalFamily) September 8, 2022
Durante esta quinta, veículos jornalísticos do mundo todo iniciaram especulações acerca do estado de saúde da rainha. Visto que os quatro filhos de Elizabeth, Charles, Anne, Andrew e Edward foram até a Escócia e foi anunciado que ela estava sob supervisão médica.
O príncipe William também foi até o castelo.
Saúde da monarca
Desde outubro de 2021, a condição da rainha britânica gera preocupação. Ela passou uma noite hospitalizada para realização de exames médicos. A partir desse período, a monarca diminuiu a agenda de compromissos oficiais e não fez aparições públicas com frequência.
Na terça (06), Elizabeth II transferiu, pela primeira vez na história, a cerimônia de nomeação da nova primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, para o Palácio Balmoral.
Anteriormente, todas as cerimônias eram realizadas em Londres, no Palácio de Buckingham.
Sucessão
Com a morte da Rainha Elizabeth II, o príncipe Charles, filho mais velho, deve assumir o trono de rei do Reino Unido e de outros 14 países sob chefia do monarca britânico.