A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) informou o fechamento de todos os Centros de Reservação (CRs), no horário das 8h às 16h, de segunda a sábado. O procedimento será adotado em Uberaba a partir desta quinta-feira (15 de setembro) como estratégia para o enfrentamento do período seco na cidade.
O presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho, disse que a manobra será adotada em função da intensidade da seca na cidade e do alto consumo. “Os reservatórios estão baixando os níveis de forma muito abrupta, em virtude da velocidade do consumo, o que prejudica a pressurização adequada das redes e aumenta o tempo de intermitência. O fechamento permite que todos tenham o abastecimento regularizado, pelo menos uma vez ao dia”, explicou. Por exemplo, nesta semana, o CR-11 chegou a baixar de 90% para 10% de sua capacidade em menos de quatro horas, no período da manhã.
O presidente afirmou, ainda, que a água será liberada a partir das 16h, mas, é preciso considerar o período de intermitência. “É necessário aguardar a regularização da pressão na rede. A partir das 16h, a água é liberada e as redes vão enchendo, dando pressão aos poucos, até que chegue à última casa atendida por aquele reservatório”, completou.
A Codau pediu a colaboração da população para que economize água e faça o uso consciente. “Também é preciso ter uma caixa d’água no tamanho adequado para a família, sendo 1.000 litros para quatro pessoas. Como a água será distribuída em um período, quem tiver reservação adequada para um dia de consumo não terá problemas com a suspensão de distribuição”, afirmou.
Com o novo planejamento, os 11 reservatórios não serão fechados mais no período noturno.