Partido pós-fascista vence eleições na Itália

Neste domingo (25) a terceira maior economia da União Europeia é conquistada pela extrema-direita, com uma vitória histórica do partido de Giorgia Meloni, liderada pela primeira-ministra italiana anti-europeia e nacionalista.

A aliança de direita liderada pelo partido de Meloni teve, no total, mais de 43% dos votos, além da maioria na Câmara dos Deputados e no Senado. A coalizão é formada pelos aliados de extrema direita do partido Liga, de Matteo Salvini, e Força Itália, do conservador Silvio Berlusconi, que tiveram, respectivamente, 9% e 8% dos votos.

“Segundo as pesquisas de boca de urna, trata-se de um resultado histórico. A coalizão de direita obteria a maior porcentagem de votos registrada por partidos de direita na Europa ocidental desde 1945”, afirma o centro de estudos italianos Cise.

A representante do pós-fascismo é militante na direita pós-fascista desde os 15 anos, ela é membro da Câmara de Deputados desde 2006. Possui uma bagagem ideológica conservadora e católica, nacionalista e centrista, se apresenta com um lema: Deus, pátria e família. 

Juntamente com seus aliados, a nova líder promete cortar impostos e bloquear imigrantes que cruzam o Mar Mediterrâneo, além de uma política familiar ambiciosa para aumentar a taxa de natalidade em um dos países com mais idosos no mundo.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile