Após nove dias, a greve dos funcionários dos hospitais universitários de Uberlândia e Uberaba foi encerrada nesta sexta-feira (30). Os servidores aprovaram a proposta do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e a ministra Delaídes Alves Miranda Arantes determinou que os profissionais devem voltar ao trabalho até às 16h.
A paralisação afetou o funcionamento dos hospitais de clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) e da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM).
O acordo
Os profissionais se reuniram em assembleia e aprovaram a proposta feita pelo TST. A mediação e o julgamento da pauta serão feitos no dia 10 de outubro.
De acordo com o TST, esses são alguns pontos aprovados pelos funcionários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh):
-
Pagamento dos valores retroativos sobre salários e benefícios considerando os respectivos ACTs vencidos;
-
Manutenção de todas as cláusulas sociais do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) vigente;
-
Reajuste linear de 22,3% pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), incidindo sobre os salários e benefícios dos empregados públicos da empresa;
-
Após o reajuste linear de 22,3%, a Ebserh deve conceder também aumento de R$ 600 aos Assistentes Administrativos e aos Técnicos em radiologia.