As áreas de Unidades de Conservação (UCs) de Minas Gerais estão sendo mobilizadas por equipes e brigadistas, biólogos, bombeiros civis e veterinários, prontos para resgatar animais em áreas de incêndio. Trata-se de um projeto piloto, comandado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
A ONG Grupo de Resgate Animal (GRA), do Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH), também participa do projeto. O GRA tem experiência em atuação no resgate de animais em mais de 15 locais, como em enchentes na Bahia e em Santa Catarina, rompimento da barragem em Brumadinho e incêndios no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul.
De acordo com a Força-Tarefa Previncêndio, as 94 Unidades de Conservação acionam a Sala de Situação da Força-Tarefa Previncêndio, como já é feito no procedimento padrão para o combate aos incêndios florestais, e nesse chamado acrescenta a informação sobre a necessidade de apoio para resgate de fauna. A Sala de Situação entra em contato com entidades como o GRA, comandada pelo médico veterinário Aldair Pinto.