Na última quarta-feira, 19, o Flamengo sagrou-se campeão da Copa do Brasil pela quarta vez ao derrotar o Corinthians, nos pênaltis, após empate por 1×1 no tempo normal. É lógico que os campeões sempre são lembrados, mas e os vice-campeões? Pois bem, aqui você conhecerá as equipes que por mais vezes amargaram a derrota em finais dessa competição.
Nem sempre um vice campeonato é algo ruim, apesar de ninguém enxergar dessa forma. Se olharmos de uma forma geral, ser o segundo colocado deveria trazer orgulho aquele que conquistou tal colocação, poderia servir como sinônimo de uma boa campanha, de quem brigou até o fim pela taça e, por algum acaso, não concretizou o objetivo final.
Num total de 33 edições de um dos maiores e mais democráticos torneios nacionais, algumas equipes amargaram a segunda colocação por algumas vezes, vejamos quais são elas:
Flamengo – 4 vices
O atual tetracampeão, coincidentemente, também ocupa o topo da nossa lista e por maior ironia com o mesmo número de vices em relação a conquistas. Foram 4 as vezes que o Flamengo não conseguiu êxito em finais de Copa do Brasil.
O Rubro Negro foi vice em 1997, perdendo para o Grêmio, e emplacou uma sequência de finais em apenas quatro anos: 2003, 2004. Nas duas primeiras, amargou a segunda colocação, sendo derrotado, respectivamente, por Cruzeiro e Santo André. Em 2017 sofreu nova derrota para equipe do Cruzeiro que por sua vez tornou-se o maior campeão da competição.
Grêmio – 4 vices
Dividindo o topo com o Flamengo, o Grêmio sempre teve muita tradição nessa competição, onde ficou conhecido como um time copeiro, exatamente por conhecer os atalhos para a conquista da Copa do Brasil.
A equipe porto alegrense também amarga insucessos em finais por quatro vezes, sendo elas em 1991, 1993, 1995 e 2020, derrotas para Criciúma, Cruzeiro, Corinthians e Palmeiras.
O time gaúcho é o que mais chegou em finais na competição: nove vezes.
Corinthians – 4 vices
Como mencionamos anteriormente, o Timão do Parque São Jorge é o atual vice campeão da competição, quando foi derrotado pelo Flamengo que chegou aos seu quarto título, mesmo número de vice-campeonatos do Corinthians.
Em 2001, o Timão encarou o Tricolor gaúcho em uma decisão, mas perdeu e ficou em segundo. Em 2008 foi a vez de encarar o Sport Recife, onde mais uma vez foi derrotado, lá em Pernambuco, após vencer o primeiro jogo por 2×1. Já em 2018, o Coringão encarou o grande papão de títulos da competição, o Cruzeiro, que por sua vez conseguiu o seu 6º título. E o mais recente foi o de 2022, derrota nos pênaltis para o Flamengo, no Maracanã.