Faltando cinco dias para a votação do segundo turno da eleição presidencial, quatro parlamentares eleitos no dia 2 de outubro, sendo três do Psol e uma do PT, estiveram em Uberlândia, nesta terça-feira (25), reforçando a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a presidente. Durante a visita, os deputados federais eleitos Guilherme Boulos (Psol), Dandara Tonantzin (PT), Célia Xakriabá (Psol) e a deputada estadual eleita Bella Gonçalves (Psol) concederam entrevistas ao Regionalzão Talk.
Eleito deputado federal com a maior votação no estado de São Paulo, somando mais de 1 milhão de votos, Boulos foi escalado por Lula, nesta reta final de campanha, para vir à Minas Gerais, estado considerado historicamente decisivo nos pleitos presidenciais brasileiros.
Na busca por ampliar a vantagem obtida no primeiro turno, em Minas, por Lula sobre Jair Bolsonaro (PL), o parlamentar cumpriu uma série de agendas em Uberlândia, ao lado das três deputadas. A agenda começou com um almoço na Ocupação Fidel Castro. À tarde, houve uma caminhada no centro da cidade e será realizado um ato em defesa da universidade pública, com a juventude, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). À noite, haverá ainda plenária com integrantes do Comitê Lula.
Em todos os compromissos, Dandara também esteve presente e enfatizou a busca pelo voto dos moradores de Uberlândia para ajudar a eleger Lula no segundo turno da eleição presidencial. Vereadora que cumpre seu primeiro mandato na Câmara Municipal uberlandense, a parlamentar foi eleita deputada federal no pleito deste ano com 86.034 votos. Militante do movimento negro e feminista, Dandara recebeu 34.979 votos em Uberlândia.
“Estamos atrás dos 18 mil votos da (Simone) Tebet (MDB), dos 11 mil votos do Ciro (Gomes) (PDT)”, disse a deputada federal eleita Dandara, que irá compor, a partir do dia 1º de janeiro de 2023, a bancada feminina da Câmara dos Deputados, juntamente com Célia Xakriabá, primeira indígena eleita deputada federal por Minas Gerais.
Doutora em antropologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e líder indígena, Célia teve 101.154 votos nas eleições de 2022 e, nesta reta final do segundo turno presidencial, reforçou o time de Lula na campanha realizada em Uberlândia nesta terça-feira.
Dandara e Célia Xakriabá também tiveram a companhia, na agenda realizada em solo uberlandense, da vereadora de Belo Horizonte Bella Gonçalves, eleita deputada estadual, no dia 2 de outubro, com 43.768 votos.
Cientista política, Bella Gonçalves tem trajetória nas lutas pelo direito à cidade e por uma Reforma Urbana popular. Em Uberlândia, a deputada eleita reiterou a confiança na vitória de Lula no segundo turno. “Quero saudar todo mundo do Triângulo Mineiro, todas as cidades que foram fundamentais nesse momento da democracia brasileira e que vão eleger Lula no dia 30. Assim, a gente espera”, afirmou.