A raça Mangalarga Marchador se prepara para viver mais um importante acontecimento anual, o 36º Campeonato Brasileiro de Marcha Batida Fortevet, que acontecerá a partir desta quarta-feira (2) até domingo (6), no Parque de Exposições Camaru, em Uberlândia.
Organizado pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), juntamente ao Núcleo dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador do Triângulo Mineiro, o evento conta com o apoio do Sindicato Rural de Uberlândia.
O Campeonato Brasileiro de Marcha é o maior evento exclusivamente de marcha do Mangalarga Marchador. Com objetivo de revelar os animais de destaque no andamento da Marcha Batida, o campeonato reúne animais de Norte a Sul do país em disputas emocionantes.
Na última edição, realizada no Rio de Janeiro, foram 766 animais inscritos e 268 expositores, momento oportuno para criador avaliar tropa, rever amigos, fazer negócios e o principal, atestar a qualidade dos animais em pista.
Para a presidente da ABCCMM, Cristiana Gutierrez, o Campeonato Brasileiro de Marcha em Uberlândia vai reforçar o potencial da região do Triângulo Mineiro na criação da raça. “Realizar este evento no Triângulo amplia a possibilidade de enfocarmos ainda mais as aptidões do Mangalarga Marchador, um cavalo multifuncional que serve muito bem para a lida na fazenda como forte aliado para o homem do campo”, disse.
Para fechar a programação, a noite de sexta-feira (4) será de comemoração com a 10ª edição do Marchador Fest, premiação dos destaques do Ranking do último ano hípico com os melhores animais (macho, fêmea, reprodutor, reprodutriz e castrados) da raça Mangalarga Marchador de Marcha Picada e Batida, e ainda os melhores criadores, expositores e criadores não expositores de Marcha Picada e Batida por regiões e estado, além dos núcleos e leiloeiras.