O deputado federal André Janones possivelmente terá mais uma disputa judicial pela frente, desta vez por uma “denúncia no Twitter” sobre o instituto Paraná Pesquisas, cujo o empresário Pedro Hidalgo promete processa-lo, conforme informou a Veja.
Na sexta, 18, Janones usou o Twitter para expor um suposto escândalo: a Secom de Jair Bolsonaro teria feito o pagamento de R$ 13 milhões ao Paraná Pesquisas pela realização de pesquisas eleitorais durante a campanha.
O empresário Pedro Hidalgo, dono do Paraná Pesquisas, reagiu e disse que vai à justiça contra André Janones, um dos esteios da campanha do presidente eleito Lula nas redes sociais.
Conforme conteúdo publicado pela Veja, o pregão do governo federal para contratar pesquisas vencido pelo Paraná Pesquisas, aprovado em 11 de março de 2022, foi para a elaboração de pesquisas qualitativas, no valor de 1.623.600 reais. O mesmo pregão mostra que a IPRI – Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem Ltda venceu a concorrência para a realização de pesquisas quantitativas com uma proposta de 11,9 milhões de reais.
Pedro Hidalgo questionou que Janones provavelmente somou os dois valores, mas não se certificou, ressaltando que o parlamentar terá de apresentar provas. Ele afirmou ainda que nem mesmo executou a pesquisa contratada e que não recebeu pelo suposto serviço.
O pregão em questão foi investigado no Tribunal de Contas da União a pedido do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), o que levou à suspensão do acordo. Quando o contrato foi liberado, ele não pôde ser executado por conta dos impedimentos da lei eleitoral.