A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) realizou, nesta sexta-feira (25), o lançamento do Projeto PCSustentável, com a finalidade de reciclar o lixo gerado nas unidades da Delegacia Regional de Uberlândia. Agora, as repartições contam com lixeiras para a separação dos resíduos – seco, úmido e eletrônico -, possibilitando a destinação adequada.
O projeto, idealizado pelo delegado regional Luciano Alves dos Santos e pela investigadora de polícia Catiane Rocha, conta com a parceria do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) de Uberlândia e da Coleta e Descarte de Eletrônicos (Codel). “Um parceiro foi chamando o outro e, quando percebi, o projeto superou as minhas expectativas no que diz respeito à dimensão que alcançou”, conta a investigadora.
Na sede da Delegacia Regional, salas, corredores e cozinha possuem duas lixeiras: uma destinada a lixo úmido e outra para os resíduos secos, que podem ser reciclados. Há ainda opção para descarte de lâmpadas, baterias, pilhas e celulares. Especificamente neste mês, devido ao Novembro Azul, todo o valor arrecadado a partir da coleta do lixo eletrônico será revertido para o Hospital do Câncer em Uberlândia.