Com a chegada do último mês do ano, será iniciado o “Dezembro Laranja”, campanha nacional de conscientização sobre o câncer de pele. Por essa razão, com o objetivo de conscientizar a população, a equipe de Dermatologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU/Ebserh) atenderá gratuitamente, neste sábado (3), pessoas que possuírem lesões suspeitas de câncer na pele.
A ação, que ocorrerá das 8h às 14h no Ambulatório de Pediatria do HC-UFU (localizado na Rua Iguaçu, bairro Umuarama, em Uberlândia), é parte da campanha promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SDB), realizada em todo o país. Aos que comparecerem, será feito um exame dermatológico preventivo a fim de que sejam identificados possíveis focos de câncer de pele. Além disso, a população também receberá orientações a respeito da doença e sobre hábitos cotidianos que podem ser realizados como forma de prevenção.
CÂNCER DE PELE
Conforme dados da SDB e do Instituto Nacional do Câncer (Inca), 33% dos diagnósticos de câncer no Brasil são de pele. A cada ano são registrados cerca de 185 mil novos casos, sendo o câncer de pele não melanoma o tipo mais comum.
O câncer de pele é causado pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Como essas células são dispostas em camadas, os tipos de câncer são definidos conforme as camadas afetadas pela doença.
Os cânceres de pele mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares, que juntos são responsáveis por 177 mil casos anuais da enfermidade. O mais raro deles, e também o mais letal, é o melanoma. Este último é mais agressivo e registra cerca de 8 mil casos anualmente.