No último domingo, 4, por volta das 19h, a Polícia Militar de Iturama, no Triângulo Mineiro, foi comunicada que uma adolescente estaria pedindo para alguém ir até a sua residência no Bairro Világio para socorrê-la em um grupo de rede social. Uma equipe de policiais militares compareceu ao local e ao tocar o interfone, foram informados que havia um homem armado e que não deveriam entrar, pois senão o homem iria matar todos que estavam na casa, sendo a esposa e enteada.
Os militares então iniciaram a parlamentação com o autor, com o objetivo de acalmá-lo e lograram êxito em retirar as duas vítimas da casa, contudo, o homem permaneceu no interior do imóvel, demonstrado grande descontrole emocional, com uma arma de fogo empunhada e se recusava a sair da casa. Os policiais continuaram insistindo na negociação para que o homem se rendesse e saísse do local, contudo ele não atendia a ordens e, em certo momento, pegou uma galão com álcool, despejou por toda a casa e ameaçou que iria atear fogo no local.
Diante da ameaça, o Corpo de Bombeiros foi acionado e ficou em condições de apagar o incêndio caso fosse iniciado.
Em dado momento o homem disse que conhecia um capitão da PM e pediu para chamá-lo, o que foi feito pelo tenente que atuava frente a ocorrência. O capitão deslocou até ao local, juntamente um sargento da reserva da Polícia Militar, os quais são amigos pessoais do autor e passaram a negociar para que o homem largasse a arma de fogo e saísse do local. Porém, o homem apesar de ter se acalmado um pouco com a presença dos militares, ainda se recusava a entregar a arma.
Em dado momento, ele efetuou dois disparos com a arma de fogo no interior da residência e calou-se, tendo os militares, em princípio, acreditado que o homem havia cometido suicídio, ocasião em que realizaram a entrada tática no local e se depararam com o homem sentado com a arma ao seu lado, tendo os militares, imediatamente, afastado a arma do autor e realizado a sua abordagem, procurando acalmá-lo.
As negociações no local perduraram por, aproximadamente, duas horas e meia. Diante do fato, o homem foi preso em flagrante delito, por crime de disparo de arma de fogo e ameaça, bem como foi apreendida uma arma de fogo calibre 38, duas munições deflagradas e quatro munições intactas, que estava na posse do autor.
O trabalho realizado pela Polícia Militar no local foi elogiado pelas pessoas que estavam nas proximidades assistindo a ação, pelo desfecho positivo que teve, qual seja a libertação de duas vítimas que o autor ameaçava, a prisão do autor com vida e apreensão da arma de fogo.