A Política de Prevenção Social à Criminalidade encerra 2022 com expansão de atuação no estado e resultados expressivos na redução da violência nas áreas atendidas. Nove Unidades de Prevenção à Criminalidade (UPCs) entraram em operação ao longo do ano, sendo quatro inauguradas e cinco reimplantadas.
Minas Gerais também registrou queda nos índices de homicídios nas áreas de abrangência das UPCs territoriais.
Considerando a faixa etária atendida pelo programa “Fica Vivo!” – jovens de 12 a 24 anos -, houve redução de 20,3% no número de vítimas de homicídios dolosos de janeiro a novembro de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado. Sem observar essa faixa etária, a queda foi de 6,5%.
De janeiro a novembro, foram realizados 186.967 atendimentos pelos seis programas no estado: Programa de Controle de Homicídios – Fica Vivo!, Programa Mediação de Conflitos (PMC), Central de Acompanhamento de Alternativas Penais (Ceapa), Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional (PrEsp), Programa Se Liga e Selo Prevenção Minas.
A Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade (Supec) iniciou 2022 com 44 Unidades de Prevenção à Criminalidade e encerra o ano com 53.